Casa Abrigo

A Casa Abrigo Arco-Íris de Marechal Floriano tem como objetivo atender à crianças e/ou adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária desde o nascimento até os 18 anos incompletos oriundos do município de Marechal Floriano, que estejam em situação de risco, nos aspectos de abandono e maus tratos sofridos pelos genitores ou responsáveis com necessidade de afastamento de sua família de origem, como forma a garantir o seu bem estar biopsicossocial (Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA – Art. 98).

É realizado o acolhimento adequado com vestuário, alimentação, higiene, apoio à saúde e programa educacional. Viabilizamos a regularização da documentação e inserção ou continuidade dos estudos. Encaminhamos para atendimento médico quando necessário. Há um acompanhamento sistemático pela Assistente Social e Psicóloga da Equipe de Referência da Alta Complexidade de Marechal Floriano. Reavaliamos periodicamente cada caso, dando ciência dos resultados às autoridades competentes.

Com o apoio do CRAS, do Programa Mais Educação e da própria coordenadora pedagógica existente na instituição, desenvolvemos oficinas, atividades pedagógicas recreativas e de reforço escolar, com vista ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Lembramos que segundo a Lei Federal de nº 8.069 de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente no Art. 101 parágrafo único, o abrigo é medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.