Bauernmalerei é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo

O Bauernmalerei – A Pintura Campestre Alemã – é Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo. A Lei número 11.319 / 2021 foi promulgada no dia 29 de junho.

O Projeto de Lei foi proposto pelo deputado estadual Adilson Espindula, que tem origem pomerana, em agosto de 2019. A matéria seguiu os trâmites legais, passando pelas comissões de Justiça, Cultura e Finanças, obtendo todos os pareceres favoráveis.

Na sessão do dia 1º de junho, o Projeto de Lei foi votado em plenário e aprovado por unanimidade. No último dia 30, a Lei 11.319 foi publicada no Diário Oficial do Estado, após a promulgação.

O Bauernmalerei foi trazido para o Espírito Santo por imigrantes germânicos. Retrata flores, pássaros, corações e outros motivos do cotidiano campestre. A principal característica dessa pintura são as pinceladas em forma de vírgulas, “S” e gotinhas. Normalmente, essas pinceladas são brancas ou claras, que trazem luminosidade ao colorido da pintura.

O Bauernmalerei é o artesanato representativo da Região Serrana do Espírito Santo. É Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano pela Lei Municipal n° 1.769, de 19/12/2016. O Bauernmalerei está incluído na Portaria 1.007, Artigo 45.2, do Programa do Artesanato Brasileiro, de 11 de junho de 2018.

Para o deputado estadual Adilson Espindula, autor da proposta, a aprovação foi uma grande conquista. “Sabemos o quanto é importante preservar a cultura e as tradições dos povos que colonizaram o Espírito Santo. A declaração de Patrimônio Cultural é a garantia de que o Bauernmalerei – essa técnica de pintura tão característica dos descendentes germânicos – será preservado e repassado a futuras gerações”, frisa o deputado.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura de Marechal Floriano, Andrezza Mill Borgo, ressaltou que o projeto de lei tem muita importância para a cultura germânica no Estado. “Aprendemos a pintura Bauernmalerei em 2016, com o professor Rogério Brambilla, em Santa Maria de Marechal. A partir daí, vimos o quanto o Bauernmalerei cresceu e se tornou conhecido no nosso Estado. Por isso, a declaração de Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo reconhece e certifica o trabalho de preservação das nossas tradições.”

Segundo a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti P.P. Gerardt, a lei serve para dar notoriedade aos trabalhos desenvolvidos pelos pintores de bauernmarelerei. “É o reconhecimento e a importância de promover e proteger a tradição germânica.”

Maria Goretti disse que a Secretaria já ofertou curso básico de Bauern aos munícipes e, assim que a pandemia passar, pretende continuar oferecendo o curso, pois a tradição não pode morrer.

(Supervisão de texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/informações: Asssembleia Legislativa do Estado do Espirito Santo – fotos: Sectur)