Biblioteca Municipal Wagner da Vitória e a sua importância para a comunidade Florianense

A Biblioteca Wagner da Vitória localizada em Marechal Floriano, tem um acervo de aproximadamente 10.000 exemplares à disposição da população.

É dirigida pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) e composta pela bibliotecária Rosa Amélia dos Santos; as auxiliares, Glória Schunk, Graciana Marques e pela professora, Sandra Helena Klein Bertollo, que está cedida para desenvolver projetos de leitura e busca de novos talentos.

A biblioteca de Marechal Floriano também foi premiada durante a pandemia em 2021 no Projeto “Quarentena Literária”.

A função educativa da Biblioteca Pública objetiva promover junto à comunidade usuária aspectos, meios, materiais e condições que facilitem a autoeducação e possibilidades de apropriação de conhecimento.

Com a internet e as tecnologias da informação, de um modo geral as funções desempenhadas pela biblioteca pública ampliam-se para atender as demandas dessa nova sociedade. Os aspectos relacionados ao acesso à informação e a evidenciação da função social, cultural e educativa da biblioteca pública se faz presente em vários objetivos e missão, que por sua vez trazem em seu bojo ações de alfabetização informacional, entre outras.

Neste sentido, a biblioteca pública assume a função de mediadora da informação e da aprendizagem e a competência informacional, assim como a tecnologia se converte em elemento chave para o processo de aprendizagem informacional. Sobre isto Gómez-Hernandéz em seu artigo esclarece a importância e o valor da Biblioteca Pública para a comunidade.

Em se tratando de uma instituição social a Biblioteca Pública é o resultado de determinados processos sócio-históricos e assume diversas funções , conforme o contexto no qual está inserida: memória; preservação e fomento da cultura. Atualmente, além de serem de armazenamento e disseminação de informações, as bibliotecas também funcionam como espaço de lazer, encontros para reuniões, atividades profissionais, locais de exercício cultural, exposições. Diante desses esclarecimentos fica clara a importância e o valor da biblioteca para a comunidade, sendo assim a biblioteca não é um local de desuso e descarte de livros. Não que os exemplares já usados não sejam bem-vindos, sim doações são sempre bem-vindas, e feito todo um processo de avaliação pelo bibliotecário do setor para assim inserir ele no acervo.

“Marechal Floriano
Com sua rara beleza
Encanta a todos que chegam
Pela sua natureza

Cidade das orquídeas
De um povo trabalhador
Que trabalha sol a sol
E luta com fervor”

Autora: Sandra Helena Klein Bertollo

Redação e fotos: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – informações Sectur

Compartilhar