Campanha Antirrábica abre Vacinação para cães e gatos em Marechal Floriano a partir do dia 17 de agosto

Cães e gatos estarão sendo recebidos para vacinação da Campanha Antirrábica 2020 da Prefeitura de Marechal Floriano, a partir do próximo dia 17 de agosto.

E terão como área alvo as localidades da Sede. E a partir do dia 05/09, a vacinação também terá inicio nas localidades do interior, conforme o cronograma disponível abaixo. Nas localidades do interior onde a vacinação ocorrerá aos sábados, caso ainda exista algum animal para vacinar o retorno se dará durante a semana posterior ao sábado, conforme a equipe de vacinação indicar.

Esta prevista como meta de Campanha para o município o quantitativo de vacinação de 2356 cães e 599 gatos.

Para a vacinação, os tutores devem levar os cães com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte para evitar fugas. A partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva todos os anos. O proprietário do animal deverá ter em mãos a carteirinha de vacinação do cão ou gato e prestar outras informações que forem necessárias. Também precisará auxiliar a equipe de vacinação mantendo o animal sob controle, evitando assim o estresse do mesmo ou algum acidente durante a aplicação da vacina.

A raiva é uma das doenças mais perigosas que existem, causada por infecção pelo vírus rábico, segundo o Ministério da Saúde, pode ser transmitida ao ser humano, principalmente pela saliva a partir da mordedura e lambedura ou por secreções liberadas pelo animal infectado. Para ampliar a proteção tanto da saúde humana quanto da saúde animal, é promovida a vacinação de cães e gatos a fim de ampliar a cobertura de proteção do contingente de animais que fica exposto ao vírus. A forma mais eficaz de prevenir a raiva é por meio da vacinação animal.

O dia D será realizado no dia 24 de outubro.

Faça sua parte; cuide da saúde do seu amiguinho, porque com a raiva não se brinca!

(Texto: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano – Arte: Elabore)

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANIMAL

17 a 21/08 – Região de Santa Rita, Apolo, Show Hous, Estrada do Caracol, Alto Marechal, Maanaim

24 a 28/08 – Região de Vila das Orquídeas, Delimar Schunck, Poço Fundo