Campanha de Vacinação Animal 2021

A raiva é uma doença causada por infecção pelo vírus rábico e pode ser transmitida ao ser humano, principalmente pela saliva, a partir da mordedura e lambedura ou por secreções liberadas pelo animal infectado. No estado do Espírito Santo, não existe nenhum caso de raiva transmitida aos seres humanos desde 2003 e em cães e gatos desde 2011. No entanto, a circulação viral tem sido detectada entre morcegos e herbívoros. Mas, então o que tem bloqueado o vírus? Os dados indicam que, quanto mais animais vacinados houver numa região, menorserá a possibilidade de ocorrer sua infecção pela raiva e, consequentemente, a transmissão do vírus para as pessoas.

A campanha antirrábica animal é a principal estratégia, portanto, para interrupção do ciclo de infecções do vírus da raiva nos centros urbanos e comunidades rurais, onde são vacinados cães e gatos. Sendo assim, para garantir a cobertura vacinal dos nossos amiguinhos, a vacinação em 2021 acontecerá conforme o cronograma a seguir:

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANIMAL 2021

Sábado, 28/08 – Região próxima ao Show Hous, Apolo e Zé Maria;
Segunda 30/08 a Sexta 03/09 – Alto Marechal, Loteamento Jerônimo, Estrada do Caracol, Maanaim e Ponto Frio;
Sábado, 11/09 – Victor Hugo;
Sábado, 18/09 – Santa Maria;
Sábado, 25/09 – Soído de Baixo;
Sábado, 02/10 – Bom Jesus;
Sábado, 09/10 – Boa Esperança e Serraria Kieffer (BR-262);
Sábado, 16/10 – Rio Fundo;
Sábado, 23/10 – Dia D: Todas as localidades através dos postos de vacinação (Unidades de Saúde, Quadra de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni);
Sábado, 30/10 – Araguaia.

A Vigilância Ambiental pede a compreensão e apoio da população florianense para que auxilie as equipes de vacinação durante todo o processo. É importante que os tutores dos cães e gatos fiquem atentos aos dias indicados, para que recebam as equipes de vacinação ou para que levem o animal até o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa, no horário das 08h até às 15h.

A seguir, foi disponibilizado um questionário respondido com orientações para as principais perguntas sobre a Vacinação Animal 2021:

A partir de qual idade posso vacinar meu amiguinho?
Poderão ser vacinados cães e gatos acima de 04 meses de vida.

Qual documento devo apresentar no momento da vacina?
É importante apresentar somente a Carteirinha de Vacinação do Animal. Vale a pena ressaltar que, a Carteirinha é um documento do animal que deve ser guardado pelo tutor para registro das doses de vacina que o animal recebe ao longo da vida ou enquanto houver campo de registro e que também serve como documento de informação caso exista investigação de animal suspeito de raiva próximo do local onde reside o animal.

Como posso ajudar durante a vacinação?
Para garantir a proteção dos profissionais de saúde, dos tutores e animais, durante o processo de vacinação, recomenda-se ao tutor colocar focinheira no animal e segurá-lo com cuidado para evitar que ele morda alguém ou realize movimentos bruscos a fim de evitar algum acidente. Caso não possua focinheira, é importante seguir as orientações do profissional de saúde no momento da vacina, a fim de assegurar a saúde do animal e a proteção das pessoas envolvidas.

A vacinação é gratuita? Sou obrigado a vacinar?
Sim. As doses de vacina são concedidas anualmente ao município pelo Ministério da Saúde, através da Sesa, e disponibilizadas pela Prefeitura à população. Segundo o Ministério da Saúde, o tutor é obrigado a vacinar o animal. Essa é uma medida de segurança para a proteção da saúde humana e dos animais, uma vez que a raiva não tem cura.

Qual é a meta de vacinação animal para 2021?
Segundo a Sesa, para o município de Marechal Floriano, a meta em 2021 é de vacinar 2.931 cães e 586 gatos.

A vacinação dos animais acontece nas casas?
De modo geral, é da responsabilidade do tutor vacinar seu cão ou gato, levando ao posto de vacinação mais próximo de sua casa no dia e horário indicados no Cronograma da Campanha. No entanto, a vacinação também acontecerá nas casas, mas priorizando as residências e localidades mais distantes em relação aos postos de vacinação. Além disso, dessa forma é possível melhor distribuir as localidades em diferentes dias para conseguir atender toda a demanda de vacinação dos mais de 3.500 animais em todo o território.

Se eu não conseguir vacinar meu animal no dia indicado pelo Cronograma, como devo proceder?
O objetivo das datas é vacinar o máximo possível ou todos os cães e gatos de cada localidade, mas se você tutor não conseguir vacinar seu animal na data reservada para a localidade onde mora, você terá outra oportunidade para vaciná-lo no dia D, indo até o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa.

Quando será o Dia D de Vacinação Animal?
O Dia D nacional de vacinação animal contra a raiva será no sábado, dia 23 de outubro. Nessa data, os Postos de Vacinação que, incluem as Unidades de Saúde em todo o município e a Quadra de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, estarão abertos das 08h às 15h. Somente a UBS Dr. Cezar Vello Puppin estará fechada nesse dia.

Fique atento para acompanhar semanalmente as atualizações da Campanha pelos canais oficias da Prefeitura.

O sucesso da vacinação em 2021 dependerá da cooperação de todos num verdadeiro trabalho em equipe em prol da saúde dos nossos amiguinhos.

Contamos com você!