Campanha de vacinação contra a raiva continua no Município de Marechal Floriano

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal contínua no município. O “Dia D” e o reforço serão realizados no dia 23 de outubro, na Quadra de Esportes João Paulo Lorenzoni.

Entretanto as equipes continuam indo até as casas para vacinar. Até o momento já foram vacinados 1758 animais.

A Vigilância Ambiental também esclarece, que devido a algumas dificuldades de âmbito interno e as ações paralelas de vacinação de pessoas para COVID-19, estão com pendências em algumas localidades e que isso está sendo retomado gradativamente e agradece a compreensão.

A seguir, foi disponibilizado um questionário respondido com orientações para as principais perguntas sobre a Vacinação Animal 2021:

A partir de qual idade posso vacinar meu amiguinho?
Poderão ser vacinados cães e gatos acima de 04 meses de vida.

Qual documento deve apresentar no momento da vacina?
É importante apresentar somente a Carteirinha de Vacinação do Animal. Vale à pena ressaltar que, a Carteirinha é um documento do animal que deve ser guardado pelo tutor para registro das doses de vacina que o animal recebe ao longo da vida ou enquanto houver campo de registro e que também serve como documento de informação, caso exista investigação de animal suspeito de raiva próximo do local onde reside o animal.

Como posso ajudar durante a vacinação?
Para garantir a proteção dos profissionais de saúde, dos tutores e animais, durante o processo de vacinação, recomenda-se ao tutor colocar focinheira no animal e segurá-lo com cuidado para evitar que ele morda alguém ou realize movimentos bruscos a fim de evitar algum acidente. Caso não possua focinheira, é importante seguir as orientações do profissional de saúde no momento da vacina, a fim de assegurar a saúde do animal e a proteção das pessoas envolvidas.

A vacinação é gratuita? Sou obrigado a vacinar?
Sim. As doses de vacina são concedidas anualmente ao município pelo Ministério da Saúde, através da Sesa, e disponibilizadas pela Prefeitura à população. Segundo o Ministério da Saúde, o tutor é obrigado a vacinar o animal. Essa é uma medida de segurança para a proteção da saúde humana e dos animais, uma vez que a raiva não tem cura.

Qual é a meta de vacinação animal para 2021?
Segundo a Sesa, para o município de Marechal Floriano, a meta em 2021 é de vacinar 2.931 cães e 586 gatos.

Se eu não conseguir vacinar meu animal no dia indicado pelo Cronograma, como devo proceder?
O objetivo das datas é vacinar o máximo possível ou todos os cães e gatos de cada localidade, mas se você tutor não conseguir vacinar seu animal na data reservada para a localidade onde mora, você terá outra oportunidade para vaciná-lo no dia D, indo até o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa.

Fique atento para acompanhar semanalmente as atualizações da Campanha pelos canais oficias da Prefeitura.

O sucesso da vacinação em 2021 dependerá da cooperação de todos em um verdadeiro trabalho em equipe em prol da saúde dos nossos amiguinhos.

Contamos com você!

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Arte&design: Elabore