Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para elevadas precipitações pluviométricas nos próximos meses na Região Serrana

Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com base no histórico de chuvas em nosso estado, é provável que Marechal Floriano, nos próximos meses poderá registrar elevadas precipitações pluviométricas. Em muitos casos, essas precipitações poderão provocar enxurradas, inundações e deslizamentos de encostas em diversas áreas do município, entre outros danos, deixando um rastro de prejuízos.

Uma importante medida preventiva, é a limpeza das calhas que favorece o escoamento da água da chuva e evita infiltrações nas partes elétricas e na estrutura da casa. Além de, não jogar lixo em vias públicas. Enquanto estiver chovendo, a orientação é não entrar em piscinas, lagoas, lugares alagados em geral, devido ao risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água.

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano (CBMES). A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/arte: Elabore)