Cuidados para o período do calor e das chuvas

Estamos chegando ao fim do ano de 2020 e nessa época se inicia a chegada do período epidêmico das doenças causadas pelo Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), encaminhou aos municípios no início deste mês, a orientação para renovação e reavaliação do Plano de Contingência para as arboviroses.


As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.
Manter a cidade limpa e segura contra o mosquito é um trabalho conjunto de toda a população. A Vigilância Ambiental está em constante alerta e tem intensificado suas ações de rotina especialmente nessa época onde os riscos aumentam.


Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com sintomas de doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar sempre em alerta. O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.


Caso apresente os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Todos são oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


(Texto: Tricia de Andrade – informações / Ministério da Saúde | Foto: divulgação )

Compartilhar