Cultura e Tradições celebradas em grande estilo na 6ª Noite Alemã

A Banda Pommerchor, de Melgaço, abriu a noite com músicas tradicionais alemãs. Os instrumentos de metal alegraram a festa.Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, celebrou a cultura e as tradições dos colonizadores e imigrantes do distrito durante a 6ª Noite Alemã. Deliciosos pratos típicos, chope geladíssimo, música de qualidade e belas apresentações dos grupos de dança, fizeram com que o evento fosse um sucesso.

A Banda Pommerchor, de Melgaço, abriu a noite com músicas tradicionais alemãs. Os instrumentos de metal alegraram a festa. Durante o show da banda, as pessoas puderam se servir com pães, salsichas, Knödel (bolinho de pão com carne), e outras delícias disponíveis na mesa de entrada.

O Grupo de Dança Kindertanz ,categoria mirim, foi o primeiro a se apresentar. Os pequenos arrancaram aplausos do público, principalmente quando fizeram a “Dança do Relógio”.

Em seguida, foi a vez do Grupo de Dança Kindertanz, categoria Infantil, emprestar alegria e graciosidade à festa. Já o Grupo de Dança Kindertanz, categoria juvenil, apresentou belas coreografias, que encantaram a todos.

O jantar da Noite Alemã foi servido ao som de Leandro Schaffel e seu acordeon. No cardápio, Eisbein (joelho de porco), Kassler (carré), Würstchen (salsichas), Sauerkeut (chucrute) e Kartoffeln Salad (salada de batatas), que foi o destaque do quadro “Raspando a Panela”, apresentado ESTV 1ª Edição, na TV Gazeta, na última sexta-feira (18).

O Grupo de Dança Grünes Tal arrasou na apresentação, que foi repleta de giros. As saias coloridas das moças cobriam grande parte do espaço destinado à dança, cada vez que rodopiavam pelo salão. A apresentação do Grünes Tal foi feita com música ao vivo, executada por Leandro Schaffel.

A atração musical que encerrou a Noite Alemã foi a Banda Pommern Mekas, de Santa Maria de Jetibá. O grupo é formado por mulheres musicistas que, com simpatia e muita alegria, colocaram todo mundo para dançar.

A última e mais aguardada apresentação de dança ficou por conta do Grupo de Dança Grünes Tal Plattler, que apresentou o Schuhplattler. É uma dança bastante comum no sul da Alemanha, que é feita só por rapazes. O grupo inovou, mais uma vez, e chamou os pequenos do Kindertanz para participarem da apresentação também. E os meninos não decepcionaram. Deram um show ao lado dos rapazes do Grünes Tal.

Durante a abertura da Noite Alemã, o Cônsul Honorário da Alemanha no Espírito Santo, Renato Kröhling, ressaltou a importância de se preservar a cultura e as tradições. “Como é bonito ver as crianças de Santa Maria de Marechal envolvidas e participando dos grupos de dança. Isso é muito importante para o crescimento e para a formação delas”.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, representou o prefeito Cacau Lorenzoni no evento.A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, representou o prefeito Cacau Lorenzoni no evento. Ela disse que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está à disposição de Santa Maria de Marechal para apoiar a comunidade em ações como esta, sempre que for possível.

O padre Josemar Stein frisou que, “quando a fé e a cultura andam juntas, o resultado só pode ser uma festa bonita como esta”. Ele ainda elogiou a união da comunidade, que trabalhou na organização do evento.

A 6ª Noite Alemã é realizada pelos grupos de dança Kindertanz e Grünes Tal, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Consulado Honorário da Alemanha no Espírito Santo. A data prevista para a 7ª Noite Alemã é 18 de agosto de 2018.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

CONFIRA MAIS FOTOS: https://www.facebook.com/pg/PMMFoficial/photos/