Dia de Campo do Café Arábica em Marechal Floriano

Na última quinta-feira (16), O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Marechal Floriano realizaram o Dia de Campo do Café Arábica, em Victor Hugo.

O evento prático aconteceu nas lavouras de café premiadas da família Douro. As palestras foram divididas por grupo para cada estação. A estação um, foi destinada a palestra de renovação, espaçamento e cultivares, ministrada pelo Extensionista do Incaper, Cesar Abel Krohling.

A estação dois apresentou as formas de calagem e adubação do cafeeiro, apresentada pelo Extensionista do Incaper, Matheus Fonseca de Souza. Por fim, a estação três foi destinada a demonstração de resultados, relatada pelos representantes da Equipe Syngenta Café, Felipe Ruela e Dominique Machado.

O objetivo do Incaper juntamente com a Prefeitura de Marechal Floriano é a valorização do cafeicultor, assim como, proporcionar a oportunidade de negócio aos produtores. O produtor qualificado, consequemente, gera cafés com mais qualidade e influencia diretamente no agroturismo municipal.

Estiveram presentes no evento, representando o prefeito, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez Xavier, o representante do Deputado Evair de Melo, João Ricardo Moreno, o Extensionista do Incaper, Cesar Abel Krohling, o Extensionista do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, o Coordenador Regional Sudoeste Serrano, Ubaldino Saraiva, dentre outros representantes.

De acordo com o Extensionista Cesar, o principal objetivo do dia de campo do café arábica foi a representação das tecnologias que estão disponíveis para serem aplicadas na cafeicultura das montanhas e da região do Caparaó capixaba, para o momento da produtividade e qualidade do café, visando a sustentabilidade do cafeicultor na atividade rural.

“Há mais de 15 anos, o Incaper busca a qualidade da cafeicultura. O município de Marechal Floriano já é premiado a nível Estadual e Nacional. O Dia de Campo fortalece a cafeicultura e o investimento no produtor rural, para no final resultar em um café de qualidade, que possa concorrer no Brasil e no Mundo”, frisou o Coordenador Regional Sudoeste Serrano, Ubaldino Saraiva

“Todo uso defensivo, tem o uso racional, correto e permitido, que não oferece perigo nem ao aplicador e nem ao Meio Ambiente, por isso frisamos o uso consciente dos produtos”, disse o representante da Syngenta café, Dominique Machado.

“O manejo racional de pragas e doenças na cultura do café garantem ao produtor maior sanidade, produtividade e qualidade do cafeeiro”, explicou o representante da Syngenta café, Felipe Ruela.

(Texto e fotos: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Arte: Elabore)