Dia de Campo do Café Arábica promovido pelo Incaper em Marechal Floriano

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoverão, em parceria com a Prefeitura de Marechal Floriano, na próxima sexta-feira (09) o Dia de Campo do Café Arábica. O evento prático acontecerá nas lavouras de café de João Breda, José Stockl e ainda na propriedade de Estevão Denizart Douro.

Conforme a programação, o encontro dos cafeicultores começará no Centro de Agronegócios de Santa Maria de Marechal com o lançamento do “XVI Concurso de Qualidade de Café”, que será coordenado pelo extensionista Ubaldino Saraiva. Neste local haverá também, a partir das 8 horas, a apresentação das estações.

A partir das 9 horas acontecerão as orientações do extensionista César Abel Krohling, sobre renovação das lavouras de café. Tipos de poda, nutrição e manejo dos cafezais será o assunto do extensionista do Incaper Matheus Fonseca de Souza.

A partir das 15 horas será abordado o assunto “Qualidade do Café, colheita, pós-colheita e processamento”. Quem explicará é o extensionista do Incaper, Fabiano Tristão ao lado de Thiago Dias Douro, que é produtor regional de café arábica especial. Até as 16 horas haverá orientações básicas sobre a tecnologia de pulverização na cultura do café, redução de custos e aumento e ganho de produtividade. Neste dia haverá demonstração de pulverização de café com o uso de drone.

PROGRAMAÇÃO

08h – 08h30 – Centro de Agronegócios – Apresentação das estações e Lançamento do XVI Concurso de Qualidade de café de Marechal Floriano
Ubaldino Saraiva – Extensionista do Incaper

09h – 10h: Renovação de lavouras, adubação de plantio, espaçamento e cultivares