Dose de reforço é antecipada para 04 meses após a segunda dose

Na última segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde (Semus) se reuniu com Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para viabilizar mudanças nas vacinações contra a COVID-19.

Durante a reunião ficou estabelecido que a partir dessa semana, a dose de reforço será antecipada e passa a ser aplicada 04 meses após a segunda dose. O reforço será preferencialmente com Pfizer, entretanto, caso o cidadão prefira o esquema homólogo, poderá ser realizado.

Em relação aos imunossuprimidos, as doses serão distribuídas da seguinte forma:

Dose adicional (DA): 28 dias após a segunda dose;

Dose de reforço: No caso de idosos 03 meses após a dose adicional e para pessoas de 18 a 59 anos, 04 meses após a dose adicional.

Dados de indivíduos imunossuprimidos vacinados têm demonstrado menores taxas de soroconversão e produção de anticorpos contra a covid-19 em indivíduos imunodeprimidos, variando conforme os diferentes graus de imunossupressão. Dessa forma, é possível que a menor resposta imune desta população esteja relacionada à menor efetividade esperada da vacina, potencialmente associada a menor duração da resposta imune. Devido a isso, esses indivíduos recebem 04 doses da vacina contra a COVID-19.

Atenção: Durante a semana do natal e ano novo, a vacinação contra a COVID-19 realizada as sextas-feiras na Igreja Maranata será suspensa, devido às festividades. Entretanto, o horário das quartas será estendido, de 09:00 as 18:40.

Na Unidade de Saúde de Santa Rita, o horário das quartas-feiras será estendido, de 16h as 21h e a vacinação na quinta-feira está suspensa.

Após o ano novo as vacinações voltarão à normalidade.

Redação: ASCOM PMMF-informações: SEMUS e Ministério da Saúde | Arte & Design: Elabore

Compartilhar