Equipe de Marechal Floriano é medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap)

Três alunos e um professor de Marechal Floriano ganharam medalha de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada na cidade mineira de BarbacenaTrês alunos e um professor de Marechal Floriano ganharam medalha de ouro na 7ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), realizada na cidade mineira de Barbacena, no início deste mês. Eles fazem parte do Curso Técnico em Agropecuária, da EEEFM Victorio Bravim, em Araguaia. A premiação – inédita no município – foi bastante comemorada.

A “Equipe Cachaços” foi composta pelos alunos Igor José da Silva Busato, Willian Klippel Huber e Geancarlos Trabach, além do professor Frederico Jacob Eutrópio.

Na primeira fase da Obap estavam inscritas 635 equipes de todo o Brasil. A prova foi feita virtualmente, na própria escola, com os alunos respondendo a perguntas via internet. As 50 melhores equipes do País foram classificadas para a segunda etapa, que aconteceu em Barbacena.

Essa fase da competição foi composta de três provas. A primeira delas, com o tema “Turismo Rural”, foi a produção de um vídeo sobre o assunto.

A segunda prova foi teórica, com questões objetivas e discursivas. A terceira e última prova foi prática, com análise de amostragem de solo, em que os alunos tiveram que identificar as deficiências nutricionais. Essas duas foram realizadas no dia 02 (sábado), após a cerimônia de abertura, que ocorreu na sexta-feira (01).

No domingo (03), as 15 melhores equipes do Brasil receberam as medalhas durante a cerimônia de premiação. Foram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e outras cinco de bronze.

Além da Equipe Cachaços, de Marechal Floriano, também foram medalhistas de ouro as equipes Jim Transgênicos (IFC Campus Videira – SC), Agrocedaf (UFV – Campus Florestal – MG), AN³ (Avaec – Veranópolis – RS) e Agro_Araquari (IFC Campus Araquari – SC). A equipe AGPIWIN, (Ifes – Campus Itapina), de Colatina, saiu da Obap com medalha de prata.

“Na hora em que anunciaram o resultado, nós vibramos muito. Esperávamos uma medalha, mas não a medalha de ouro. Foi uma surpresa muito grande. Isso mostra o trabalho de qualidade que vem sendo realizado por alunos e professores do Curso Técnico em Agropecuária, na EEEFM Victorio Bravim”, destacou o professor Frederico Eutrópio.

A preparação da Equipe Cachaços foi intensa durante as semanas que antecederam às provas da segunda fase. O professor Laedio Magno Busato e o engenheiro agrônomo e doutor em Ecologia de Sistemas Cesar Abel Kröhling deram explicações e auxiliaram nos estudos para a prova prática.

O grupo também recebeu apoio do Instituto Capixaba de Ciência e Administração (ICCA) e do secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, que auxiliou com o transporte para que os estudantes fossem a Barbacena. “Eu estou muito feliz com o resultado alcançado pelos meninos. Eles são inteligentes e muito esforçados. Foi uma vitória”, disse secretário.

Na última terça-feira (12), a Câmara Municipal fez uma homenagem aos alunos e professores do Curso Técnico em Agropecuária. O curso tem parceria com o Incaper e com o ICCA para a realização de projetos desenvolvidos pelos alunos, como a produção de alface e a horta na escola.

Estudantes que terminam o 9º ano em 2017 e que tiverem interesse em ingressar no Curso Técnico em Agropecuária podem entrar em contato com a secretaria da Escola Victorio Bravim, em Araguaia.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Divulgação – Equipe Cachaços)