ESF de Victor Hugo aborda Prevenção de Acidente do Trabalho

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Victor Hugo, Marechal Floriano, realiza ações de Educação Permanente, em que é trabalhado um tema de relevância a cada mês. Em julho, o tema abordado pela equipe é a prevenção de acidente do trabalho.

No último dia 29, os integrantes da equipe assistiram a uma palestra ministrada pelo enfermeiro do Programa de Saúde do Trabalhador, Edson Cruz. O tema do encontro foi a Biossegurança.

A palestra foi realizada para todos os funcionários da unidade, com o objetivo de conscientizá-los dos cuidados gerais de Biossegurança. Entre eles, estão a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), lavagem das mãos, cuidados com a higiene em ambiente de trabalho, desvio de função e o fluxograma de atendimento de acidente por material biológico do município.

A duração da palestra foi de uma hora e meia, com inicio às 13h30. Os participantes tiveram um momento para tirar dúvidas sobre o tema. Ao final, foi entregue cópia do fluxograma de atendimento de acidente por material biológico, panfletos sobre Lesão por Esforços Repetitivos (LER) e Doenças Osteoarticulares relacionadas ao Trabalho (Dort), e também uma ficha de controle de entrega de EPI.

Nove funcionários participaram da reunião, além do enfermeiro Edson e da assistente administrativa do programa, Aline. A Unidade de Saúde de Victor Hugo é coordenada pela enfermeira Bárbara Kuster.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações da Secretaria Municipal de Saúde / Foto: Secretaria Municipal de Saúde)