Está chegando o Dia D de Vacinação contra a Raiva

Amanhã, de 8h às 15h, acontecerá em Marechal Floriano o Dia D de Vacinação contra a raiva animal. Você que possui cão ou gato e que ainda não vacinou seu amiguinho, procure o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa, munido, caso possua, da Carteira de Vacinação do animal. Para garantir a segurança de todos, se possível, leve o animal com focinheira e auxilie o vacinador durante a aplicação da vacina. Não se esqueça dos protocolos de segurança contra a COVID-19.

Onde será a vacinação?

A partir das 8h, as equipes fixas estarão nos seguintes Postos de Vacinação gratuita para receber você:

• Unidade de Saúde de Victor Hugo;
  • Unidade de Saúde de Santa Maria;
  • Unidade de Saúde de Araguaia;
  • Unidade de Saúde de Soído de Baixo;
  • Unidade de Saúde de Bom Jesus;
  • Unidade de Saúde de Santa Rita;
  • Centro Educacional Esportivo Paulo Lorenzoni, no Centro, na rua da Policlínica.

Neste Sábado, as equipes volantes passarão APENAS nas casas dos munícipes da Sede que possuem muitos animais para vacinar ou algum impedimento para se deslocar. Os demais deverão levar seu amiguinho aos locais indicados acima.

Esperamos por você!

Números da campanha

A vacinação em 2021 iniciou no dia 28 de agosto e tem nova previsão para terminar na primeira quinzena de novembro. A meta baseada na estimativa da população de animais para vacinação é de 2.931 cães e 586 gatos. Até o último sábado, 16 de outubro, foram vacinados 1.583 cães e 472 gatos. Assim, ainda restam 1.348 cães e 114 gatos a serem vacinados. A expectativa é atingir essa meta nos próximos dias.

Desafios da vacinação em tempos de pandemia

O objetivo da vacinação é ampliar a cobertura de imunidade entre cães e gatos para proteger animais e pessoas contra o vírus da raiva, que não tem cura. Assim, cuidando da saúde dos animais é possível garantir a saúde das pessoas também.

A vacinação animal em 2021 é desafiadora porque precisa ser realizada paralelamente à vacinação de pessoas contra a COVID-19, dentre outras ações, conforme o cronograma do Ministério da Saúde. Portanto, é necessária a compreensão e a colaboração de todos para atingirmos as metas e a proteção de nossa comunidade e de nossos animais.

Esclarecimentos quanto à intercorrências durante a campanha e sua continuação

A Vigilância Ambiental, em meio aos desafios da pandemia vistos em todo o País, está fazendo todo o possível para manter o cronograma de vacinação animal, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, e ressalta que intercorrências podem acontecer no processo.

Sendo assim, esclarecemos que:

• No dia 25 de setembro, foram deslocadas 03 equipes de vacinação para Soído de Baixo, conforme o quantitativo de veículos e pessoal disponíveis para aquele dia e conseguiu vacinar mais de 270 animais;
  • A vacinação que estava agendada para o sábado, dia 09 de outubro, nas localidades de Boa Esperança e Serraria Kieffer (ao longo da BR-262) foi subitamente cancelada por motivos de saúde e segurança das equipes de vacinação;
  • A intensidade das chuvas também pode dificultar o desempenho da rotina de vacinação;
  • A melhor oportunidade para garantir a vacinação gratuita do seu cão ou gato é levá-lo amanhã ao Posto de Vacinação mais próximo de sua casa.

Cronograma em andamento:

• No próximo sábado, 30 de outubro, a vacinação acontecerá em Araguaia;
  • Sábado, 06 de novembro – Serraria Kieffer;
  • Sábado, 13 de novembro – Boa Esperança.
  • (Revisão de texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano – informações: Vigilancia Ambiental | Arte: Elabore)