Prefeitura de Marechal Floriano esclarece notícias falsas (fake news) da covid-19

A Prefeitura de Marechal Floriano, juntamente com a Secretaria de Saúde (Semus), vem a público esclarecer as Fake News, que estão sendo veiculadas através das mídias sociais.

Os casos da COVID-19 vêm crescendo no nosso município, e mesmo com toda a informação divulgada pela imprensa, algumas informações que são falsas ainda circulam nas redes sociais.

Uma das características das FAKE NEWS é que elas são vagas, alarmistas, com erros de português e não citam fontes confiáveis ou não apresentam provas da acusação. As pessoas que criam esse tipo de notícia têm o objetivo de ganhar seguidores em redes sociais ou prejudicar a credibilidade de pessoas, empresas ou governos.

Em relação à COVID-19, esse tipo de informação tem a intenção de enganar as pessoas e induzi-las a incertezas e desconfianças, levando as pessoas a duvidarem das informações científicas dos órgãos oficiais de Saúde e de suas orientações.

Lembramos que a divulgação ou compartilhamento de FAKE NEWS é um desserviço para a sociedade e quem cria ou divulga uma notícia falsa está cometendo um CRIME e pode resultar em sanções penais.

Aqui listamos algumas dessas FAKE NEWS sobre a COVID-19:

1. OS CASOS DA COVID-19 SÃO SUPERNOTIFICADOS.

MENTIRA!

A notificação da COVID-19, assim como outras doenças com dengue, hepatites, febre amarela, dentre outras, é obrigatória para todos os profissionais de saúde. A notificação obrigatória de uma doença tem por objetivo monitorar o seu avanço, prevenir possíveis surtos e adotar medidas de prevenção e controle. O aumento das notificações de casos da COVID-19 acontece por uma característica da doença, pois ela é facilmente transmitida pelo contato entre as pessoas. Para evitar a propagação da doença é importante que as pessoas mantenham o distanciamento social, e para aqueles que são suspeitos ou confirmados é importante que cumpram com o isolamento social, pois dessa forma conseguiremos cortar a cadeia de transmissão da doença. O objetivo desse tipo de informação é negar a gravidade da doença no Brasil e fazer com que as pessoas relaxem as medidas de isolamento social.

2. OS MUNICÍPIOS RECEBEM DINHEIRO POR CADA MORTE DA COVID-19.

MENTIRA!

Essa informação não está em nenhuma fonte oficial do governo. A desinformação tem circulado nas redes sociais em versões com valores diferentes. Todo repasse financeiro do governo para os municípios é feito de acordo com leis e portarias. Ao fazermos uma busca sobre essa informação na legislação brasileira, não encontramos resultados para essa pesquisa.

Todo repasse financeiro do Ministério da Saúde para os municípios é feito de acordo com as necessidades locais e com critérios relacionados ao número de habitantes, adesões a programas do governo federal ou complexidade do serviço prestado. Nenhum município ou hospital recebe recurso financeiro por morte pela COVID-19 ou por qualquer outra doença.

3. MÉDICOS SÃO OBRIGADOS A COLOCAR “MORTE POR COVID-19” NAS DECLARAÇÕES DE ÓBITOS

MENTIRA!

Toda morte precisa ser declarada por um médico. Nesse momento da pandemia, é esperado que haja um aumento das mortes causadas pela COVID-19. Os médicos que recebem esse paciente que veio à óbito podem fornecer a declaração de óbito, detalhando no documento os eventos que levaram essa pessoa a morte. A COVID-19 é uma doença nova, mas o que já sabemos é que ela pode se tornar mais grave em pacientes que já possuem alguma outra doença. Como os sintomas do novo coronavírus também são muito amplos, alguns deles podem passar despercebidos pelo paciente ou por seus familiares. Por isso, a orientação é que na suspeita, seja coletado o exame para a investigação do óbito. Toda morte que acontece no Brasil fica registrada no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Se a causa da morte for determinada após a emissão da declaração do médico, essa informação é acrescentada nesse sistema com a finalidade de construir indicadores de saúde. Assim, mesmo que não conste na declaração de óbito que a causa da morte foi pela COVID-19, para fins de indicadores, o SIM acrescentará essa informação em sua base nacional.

Antes de compartilhar uma notícia, procure ler e checar a verdade. Algumas dicas importantes antes de compartilhar uma informação:

1. Avalie a fonte, o autor e o site.
  2. Avalie se o texto tem erros de escrita.
  3. Verifique a data da publicação.
  4. Leia mais que o título e o subtítulo.
  5. Desconfie de textos conspiratórios.
  6. Pesquise o assunto em sites confiáveis.
  7. Sempre que ficar na dúvida, o melhor é não compartilhar a informação.

(Responsável: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano e Semus – com informações do Ministério da Saúde)
Fontes: Ministério da Saúde.
Guia da Vigilância Epidemiológica: Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019.
Artes: Elabore