Festa bonita celebra o ano de trabalho do CRAS em Marechal Floriano

Mais de 140 pessoas compareceram à festa promovida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na tarde desta quarta-feira (20). A quadra ao lado da EMEF Elisiário Ferreira Filho ficou lotada. O evento foi feito para comemorar as atividades coordenadas pelo CRAS durante o ano de 2017.

Participaram da festa integrantes dos grupos orientados pelo CRAS em vários projetos, usuários da Pestalozzi e do Lar de Idosos Sou Feliz. Várias pessoas deram depoimentos emocionados, como a Lindomara Dias, do Sítio Dias. “É maravilhoso o trabalho que a equipe do CRAS tem feito lá. O que nós não sabíamos fazer, a equipe nos ensinou. Hoje, nos sentimos incluídos.”

Outro depoimento muito aplaudido foi de Luana Reboli Bernardes, usuária da Pestalozzi. “Eu estou aqui para agradecer a todos que fizeram esse trabalho com a Pestalozzi. E quero falar uma coisa: Muita gente acha difícil fazer arte, mas não é. É só ter força de vontade. Muito obrigada pela oportunidade de poder participar dessas atividades”, disse a jovem, que fez aulas de artesanato em oficinas dadas pelo CRAS.

Uma exposição com os trabalhos de artesanato, feitos pelas pessoas atendidas pelos programas sociais, foi montada durante a festa. Também fez parte da programação uma dinâmica coordenada pelo psicólogo do CRAS, Wendel Faller Uhl.

Os moradores do Sítio Dias – localidade de Victor Hugo que era conhecida antigamente como ‘lixão’ – cantaram uma bonita música religiosa, acompanhados pelo psicólogo Wendel, no violão. Em seguida, todas as pessoas presentes cantaram a música “É preciso saber viver”, considerado o “Hino do CRAS”. Logo após, um animado sorteio de brindes e um delicioso lanche, com direito a bolo, encerraram a festa.

A assistente social e coordenadora do CRAS, Ligia Moreira de Souza Anastácio, frisou que o trabalho feito pelo CRAS é voltado para o fortalecimento de vínculos familiares e programas de convivência. “Fazemos tudo isso com muito amor, de coração. Por isso, agradecemos a cada um de vocês que estão aqui hoje e nos ajudaram a desenvolver esses projetos, com destaque para o grupo do Sítio Dias.”

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone Catarina Lemke Cancellieri, agradeceu a toda a equipe do CRAS pelo trabalho e já faz planos para 2018. “Para o próximo ano, pretendemos estender as atividades do CRAS itinerante para outras comunidades do nosso município. Aproveito para desejar a todos um santo e abençoado Natal e um Ano Novo com muita saúde e paz, além de muitos projetos.”

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)