IDAF entrega portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Marechal Floriano para a adesão ao Susaf/ES

Na última quinta-feira (25), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), entregou a portaria que reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Marechal Floriano para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES).

Com o Susaf/ES, os produtos das agroindústrias municipais poderão ser comercializados em todo Estado. Além de trazer mais renda, a adesão irá gerar mais empregos, valorização dos alimentos produzidos nas agroindústrias e disponibilidade de produtos de origem animal com ótima procedência.

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada entregou a portaria que reconhece a equivalência ao secretário municipal da Agricultura Sérgio Stein, na presença do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.

O que é o Susaf/ES?

É um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os serviços de inspeção municipais (SIM) e o estadual (Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Na prática, isso significa que a comercialização desses produtores, inicialmente restrita ao município, poderá se estender ao Estado, desde que o município tenha aderido ao Susaf/ES.

REDAÇÃO: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-Ascom PMM-informações: IDAF/ fotos: divulgação