Maio Laranja: mês do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio é reconhecido no Brasil como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Infelizmente essa data está relacionada a um cruel episódio da história do Espírito Santo. A data foi instituída em memória de Araceli Cabrera Crespo, que aos oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada e morta em 1973, na capital do Estado, em um caso que ganhou repercussão nacional.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes é uma forma de violação de direitos humanos e envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade, dentre eles as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, classe social, de geração e condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas diversas relações de poder, nas quais tanto pessoas quanto redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais ou obterem vantagens financeiras e lucros. Infelizmente, a violência sexual contra meninos e meninas não se dá só no contexto de exploração sexual, mas também ocorre por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal.

Dessa forma, é dever do Estado e de suas instâncias criar medidas de proteção e de conscientização a respeito dos efeitos danosos do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesse sentido, são as ações de enfrentamento que podem gerar sensibilização e mobilização social para combater essas formas de violência. O Governo do Estado, por meio da Setades, assessora, incentiva, apoia e fortalece os municípios e demais parceiros da rede de proteção social nas iniciativas direcionadas à prevenção e erradicação dessa prática.

https://setades.es.gov.br/Not%C3%ADcia/setades-promove-webinario-para-marcar-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes

(Revisado: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar