Mais de 300 alunos de Marechal na formatura do Proerd

Mais de 300 crianças e adolescentes, estudantes das redes pública e particular de Marechal Floriano, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na última sexta-feira (06). A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Paulo Antônio Lorenzoni, na sede.

Os formandos são alunos do 5º e 7º anos das seguintes escolas: EMEF Elisiário Ferreira Filho, EMEF Mauro José Christo, EMEF Sítio Rupf, EEEFM Emílio Oscar Hülle e Colégio Integração. As aulas foram ministradas pelo soldado Piveta, com auxílio dos soldados Bruna e Christ.

O Proerd começou em Marechal Floriano em 2007. Dentre os 78 municípios do Estado, somente Marechal e Domingos Martins conseguem atingir a meta de 100% de escolas atendidas. Durante a cerimônia de formatura, seis alunos receberam medalhas pela redação que escreveram no final do curso.

Também foram sorteadas cinco bicicletas, doadas por instituições parceiras da Polícia Militar, e três “filhotinhos” do leão Daren, o mascote do Proerd, que faz um grande sucesso com a garotada.

O diretor da EMEF Mauro Christo, Carlos Magno Santana, falou em nome dos representantes das escolas. “A mensagem deixada pelo Proerd só consegue ser colocada em prática com a participação da família. Os perigos sociais estão batendo à nossa porta. E, se não dermos atenção aos nossos filhos, esses perigos chegam até eles. Esperamos que todo esse trabalho desenvolvido em sala de aula dê resultado, pois agrega um valor muito significativo para todos.”

A secretária Municipal de Educação,  Edia Klippel, ressaltou a parceria entre a Educação e a Polícia Militar.A secretária Municipal de Educação,  Edia Klippel, ressaltou a parceria entre a Educação e a Polícia Militar. “Desde que o Proerd começou no nosso município, sempre pudemos contar com a parceria da Polícia Militar. Estamos aqui para parabenizar os nossos alunos e dizer que vocês são muito importantes para nós. Eu acredito em vocês. Lembrem sempre do instrutor Piveta, quando ele fala dos malefícios das drogas. E lembrem sempre dos pais, da família e das pessoas que gostam de vocês. Digam não às drogas.”

O secretário de Saúde e vice-prefeito de Marechal Floriano, Júnior Lovatti, representou o prefeito Cacau Lorenzoni na solenidade. “Vocês tiveram um aprendizado muito grande. Se conseguirem manter todos esses ensinamentos, serão pessoas dignas e reconhecidas diante de todos, para que seus pais tenham orgulho de vocês. Guardem esse diploma que vocês receberam. Mas guardem esses ensinamentos para a vida toda. Assim, produzirão sempre frutos positivos.”

O instrutor do Proerd, soldado Piveta, também deixou a sua mensagem.”Agradeço aos pais, às famílias e às escolas, por me receberem. Vocês, alunos, tiveram a oportunidade de conhecer muito sobre as drogas. Agora, lembrem-se que vocês são livres para fazer suas escolhas, mas são prisioneiros das  conseqüências.”

O major Renato Cristelo de Moraes, comandante da 6ª Companhia Independente, ressaltou o trabalho dos policiais militares. “Agora é hora de colocar em prática todo o aprendizado que vocês tiveram durante as aulas. Honrem e respeitem os seus pais. Policiais Proerd, eu sinto orgulho de vestir a mesma farda que vocês. Muito obrigado por este trabalho, tão bem realizado.”

Ao final da solenidade, os alunos fizeram centenas de fotos com o leão Daren e com os instrutores do Proerd. Para terminar a festa, foi servido um delicioso lanche a todos os participantes.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)