Marechal Floriano aproveita primavera para espalhar ainda mais orquídeas no município

Marechal Floriano é uma cidade florida por natureza. Com boa parte do seu território preservado, as orquídeas são destaques. Tanto que Marechal é conhecido como a “Cidade das Orquídeas”. E bem casado com essa vocação, a Secretaria de Cultura e Turismo vem tocando um projeto que visa ainda mais espalhamento de mudas de orquídeas por todo o município, tanto na sede como no interior.

Para aproveitar o início da estação mais florida do ano, a primavera, novas ações estão previstas no projeto que tem como nome o mesmo apelido de Marechal: Cidade das Orquídeas.

“Já plantamos mais de 500 mudas de orquídeas em árvores na região da Sede, as ações já se concentram na área mais central, no entorno da praça da estação ferroviária e os canteiros laterais à estrada de ferro”, contou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti.

Nessa próxima rodada, os canteiros ao longo da BR-262 também vão receber as mudas de orquídeas. “Esse projeto é uma parceria da secretaria com orquidários, comunidades e escolas por todo município. As mudas são doadas e em ações de mutirão são plantadas”, disse Goretti. Ela acrescentou que pelo interior do município as ações de plantio se concentram nas escolas e nos seus entornos.

Natal e incentivos para turismo

Maria Goretti adiantou que o planejamento para as atividades do Natal e do fim de ano já está em fase de conclusão. “Teremos a Vila do Natal, presença do Papai Noel, corais e apresentações culturais, entre outras atividades. Nos próximos dias estaremos fechando a programação, mas posso adiantar que este ano a decoração do Natal vai contar com parceria das escolas e vai usar material reciclado como garrafas pets”, adiantou.

Outra novidade, antecipou Goretti, é que a Secretaria de Cultura e Turismo está estudando sobre um programa de incentivos, inclusive fiscais, para fortalecer o setor de turismo, tanto para os empreendimentos já instalados como para atrair novas iniciativas.

Para o prefeito Cacau Lorenzoni, o turismo é uma das forças da economia de Marechal Floriano. “A Administração Municipal vem apoiando o setor com divulgação, com manutenção de estradas e acesso e com uma agenda de eventos como a Italemanha”.

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Telefone: (27) 3288 1419
Endereço: Praça José Henrique Pereira, 10, sobreloja A+, Centro, Marechal Floriano
Email: turismo@marechalfloriano.es.gov.br