Marechal Floriano inicia vacinação contra Covid-19

Na manhã desta quarta-feira (20), na Sou Feliz – Instituto de Longa Permanência para Idosos. O prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni e a secretária Municipal da Saúde Maria Arlete Novaes Moraes Silva, participaram do início da Campanha de vacinação contra Covid-19.

Foram disponibilizadas pelo Governo do Estado 115 doses do imunizante do Instituto Butantan, para o município. Nessa primeira etapa serão priorizados os idosos e profissionais da saúde que atuam na urgência e emergência.

O primeiro idoso a ser vacinado foi o Sr. Ivo Malaquias 90 anos. Em seguida o prefeito e autoridades presentes se dirigiram para o Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva (Policlínica), para acompanhar a vacinação nos primeiros profissionais de saúde do município. Receberam a primeira dose da Vacina, Drº Delcimar Braga, o enfermeiro Patrick Gabriel Piveta e as técnicas de enfermagem Regina Célia dos Santos e Ivone Sarmento.

Estavam presentes o vereador Luciano Navar Boeno Menendez (PSB) e o presidente da Câmara Municipal Cezar Tadeu Ronchi Junior (PSDB), que estava muito emocionado e agradeceu a Deus por finalmente ter chegado esse momento, que hoje é um dia de esperança e que está muito feliz em participar desse momento histórico para o município. E também emocionado o diretor do Instituto de Longa Permanência para Idosos Marcos Bitencourt disse: “hoje é um dia lindo, essa é a vacina do amor é a vacina da vida”.

Segundo o Ministério da Saúde neste primeiro momento, profissionais da saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas aldeados receberão as doses. Assim, nesta primeira etapa da vacinação, a população geral não deve procurar os postos de saúde. O cuidado foi lembrado pelo ministro Eduardo Pazuello.

O Brasil ultrapassa 210 mil mortes por Covid, com média móvel de 959 óbitos por dia, segundo um levantamento divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa.

Mesmo com o início da vacinação a secretária de saúde do município alerta para a manutenção de cuidados. “Hoje é um dia que todos estamos muito emocionados, uma alegria que transborda o coração, iniciamos a vacinação em nosso município, um momento tão aguardado mas peço a toda população para que não deixem de manter os cuidados, esse é só o começo de uma caminhada, proteja a si mesmo e as pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções”. Enfatizou a secretária de saúde Maria Arlete Novais Morais Silva.

“Esperança e gratidão são minhas palavras nesse momento histórico para Marechal Floriano, estamos tendo a oportunidade de ter dias melhores daqui para frente. Eu reforço que é preciso manter os cuidados, vamos confiar na vacina e agradecer a ciência”. Enfatizou o prefeito Cacau Lorenzoni.

(Texto: Tricia de Andrade Rodigheri- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | fotos: Elabore | Vídeos: Cícero Modolo)