Marechal Floriano participa de visita técnica à Rede Cuidar, em Nova Venécia

O vice-prefeito e secretário Municipal de Saúde de Marechal Floriano, Júnior Lovatti, fez parte de um grupo de secretários municipais e de pessoas ligadas à área da Saúde que participaram de uma visita técnica à Rede Cuidar, em Nova Venécia, Noroeste do Estado.

A visita aconteceu na manhã da última terça-feira (14). Além de Marechal Floriano, fizeram parte da comitiva os secretários municipais de Saúde de Conceição do Castelo, Ibatiba e Brejetuba, o prefeito de Brejetuba, a secretária executiva do Consórcio Público da Região Sudoeste Serrana (CIM Pedra Azul) e uma técnica de gestão da prefeitura de Venda Nova do Imigrante.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o funcionamento da Rede Cuidar, com todos os detalhes: Desde a entrada do paciente até o trânsito dentro da unidade, passando pelo agendamento até chegar ao atendimento.

Várias reuniões e oficinas já vêm acontecendo para estruturar a Rede Cuidar na Região Sudoeste Serrana. Uma delas aconteceu no último dia 30, em Pedra Azul, sede da unidade.
Reunião que aconteceu no último dia 30, em Pedra Azul.

Oito municípios vão integrar a Rede Cuidar da Região Sudoeste Serrana: Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Ibatiba e Castelo. Ao todo, a Rede Cuidar pretende atender a uma população de quase 197 mil pessoas. A unidade está localizada em Pedra Azul.

A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, do secretário Municipal de Saúde de Marechal Floriano e vice-prefeito, Júnior Lovatti, e de pessoas ligadas à área da Saúde que integram equipes de Atenção Primária.

Ricardo de Oliveira lembrou que estudos da Secretaria de Estado da Saúde apontam que a Atenção Primária forte e organizada, trabalhando junto com a Atenção Ambulatorial Especializada, pode resolver até 95% das demandas de saúde da população.

As oficinas de qualificação dos profissionais da Atenção Primária da Região Metropolitana de Saúde já começaram no início deste mês. Os encontros estão previstos para acontecer até junho de 2018.

Saiba Mais

A Rede Cuidar é um programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que oferece um novo modelo de atendimento integral à saúde, visando a melhoria da qualidade de vida. O programa foi lançado em dezembro de 2016.

Entre os principais benefícios para a população estão a redução do tempo de espera e a realização de consulta e exames no mesmo local, trazendo mais rapidez e agilidade ao atendimento.

A Rede Cuidar vai ampliar a oferta de consultas e exames e integrar as equipes da Atenção Primária às equipes da Atenção Especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

A implantação da Rede Cuidar faz parte do Programa Prioritário de Governo “Ampliação e Modernização da Rede de Saúde”, que prevê a implantação de cinco Unidades de Cuidado Integral à Saúde nas quatro regiões do Estado. As Unidades estão localizadas em Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Pedra Azul e Santa Teresa.

Para a implantação de cada Unidade de Cuidado Integral à Saúde da Rede Cuidar foram investidos aproximadamente R$ 5,3 milhões em obras e equipamentos, com recursos do BNDES. (Fonte: Site da Secretaria de Estado da Saúde)

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde / Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)