Marechal Floriano registra preocupantes taxas de casos confirmados e suspeitos do Novo Coronavírus (Covid-19)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta para o aumento da incidência de novos casos confirmados e suspeitos em Marechal Floriano.

Após meses de queda nas notificações de novos casos de Coronavírus no município, os números de infecções tornam a crescer novamente nesta última semana. Em um mês, Marechal Floriano registrou um aumento de 80% nas notificações de síndromes gripais e 93% nos casos confirmados do Novo Coronavírus (Covid-19), se mostrando extremamente preocupante em meio à nova onda da Pandemia.

O percentual é calculado através de uma média móvel que é um importante indicador de tendência, a qual mede o valor médio dos casos confirmados. Sua representação gráfica é feita por meio de uma linha que mostra a média dos últimos 14 dias. Por meio da média móvel é possível acompanhar a tendência das confirmações dos casos, ou seja, se estão estáveis, em crescimento ou declínio, contribuindo para a tomada de decisões para o enfrentamento da pandemia no município.

Assim, considerando o número diário de confirmações da COVID-19 nos últimos 14 dias, temos uma média móvel de 09 confirmações diárias. A média móvel dos 14 dias anteriores foi de 06 casos. A variação das médias móveis dos dois períodos avaliados é de +50%, o que indica uma alta na confirmação dos casos de COVID-19 em Marechal Floriano.

No Espírito Santo, cerca de 92% dos leitos de UTI destinados ao Coronavírus estão ocupados. Os dados são do Painel Ocupação de Leitos Hospitalares, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A lista considera unidades públicas em geral de norte a sul do Estado, e as vagas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas redes filantrópica e privada.

O Painel ainda mostra que, pelo menos sete hospitais capixabas, não possuem mais leitos em UTI para tratamento de nenhum tipo de doença.

A SEMUS pede encarecidamente que a população continue respeitando as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o distanciamento social, uso adequado de máscaras: cobrindo a boca e o nariz e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool a 70%.

Link painel leitos: https://coronavirus.es.gov.br/painel-ocupacao-de-leitos-hospitalares

Link SESA: https://saude.es.gov.br/

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-informações: SEMUS | Arte: Elabore)