Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse em Marechal Floriano

Na terça (21), do último mês, os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), que vão exercer suas funções durante o biênio 2020/2021, tomaram posse no auditório do Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, com a presença do prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni.

A eleição dos novos conselheiros foi realizada no dia 18 de dezembro de 2019; e o conselheiro Carlos Alberto Curto, assume a presidência do CMS durante o próximo ano. Também integram a nova composição entidades representantes dos usuários do SUS, trabalhadores da área de saúde, prestadores de serviço e representadores da gestão.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, permanente, paritário e deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS) que formula, supervisiona, avalia, controla e propõe políticas públicas. Por meio desses conselhos, a comunidade (com seus representantes) participa da gestão pública.

Em seu pronunciamento, o prefeito deu as boas-vindas aos membros empossados e destacou o empenho do Governo Municipal para a manutenção dos serviços de saúde em Marechal Floriano. Lembrou ainda do compromisso da gestão com a saúde e da responsabilidade dos conselheiros na concretização do controle social.

A secretária de Saúde, Maria Arlete Novaes Moraes Silva, ressaltou o trabalho realizado pelo conselho e lembrou a importância do trabalho conjunto entre a Secretaria e o órgão para buscar um Sistema Único de Saúde (SUS) mais inclusivo e resolutivo para as demandas da população.

O novo presidente do Conselho, Sr. Carlos Alberto Curto, ressaltou a relevância da participação popular dentro do âmbito do Sistema Único de Saúde, agradeceu o empenho de todos os presentes e destacou a importância da parceria de todos os conselheiros para buscar melhorias para o nosso município.

O CMS de Marechal Floriano encontra-se no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva e está disponível no telefone (27) 3288-2447 ou pelos e-mails cms@marechalfloriano.es.gov.br / mfcomsaude@gmail.com.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/ com informações da SEMUS-fotos: divulgação)

Segue abaixo o nome dos membros do Conselho de Saúde para o biênio 2020-2021

Representantes das Entidades de Usuários do SUS:

Titulares:Carlos Alberto Curto – Associação de Moradores e Produtores Rurais de Victor Hugo

Adevaldo Pereira dos Santos – “Sou Feliz” Organização de Amparo a Idosos

Sirley Pereira Pinto Magnago – Paróquia Sant’Ana

Neucileia Maria Stein Effgen – Associação de Moradores e Proprietários de Bom Jesus

Suplentes:

Joaquim Gonçalves Serpa – Loja Maçônica Baraquiel Pinto de Medeiros

Geraldo Pereira de Sá – Primeira Igreja Batista em Marechal Floriano

Flávia Talita Ribeiro Marques Paganini – Associação Comercial, Industrial, Agroindustrial e de Serviços de Marechal Floriano – ACIASMAF

Adir Chagas Klein – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano

Representantes Trabalhadores da Saúde, indicados pelo Sindicato Servidores Públicos Municipais de Marechal Floriano – SINDSMAF

Titulares:

Ivanilda Silva de Andrade

Marilene Lucindo de Sá

Suplentes:

Claudete Ângela Christe

Elissa Orlandi

Representantes dos Prestadores de Serviços:

Titular: Renan Borlot Soneghet – Live Solutions

Suplente: Nilza Velten – Laboratório Mais

Representantes do Gestor

Titular: Gisele Mara Nalesso Mees

Suplente: Maria Arlete Novaes Moraes Silva.

Mesa Diretora

Presidente: Carlos Alberto Curto

Vice-presidente: Renan Borlot Soneghet

Secretária: Ivanilda Silva de Andrade

Vice-secretária: Gisele Mara Nalesso Mees

Secretário Executivo: Pedrinho Raul Hoppe.