O novo Coronavírus (Covid-19) avança pelo interior do Estado, e vários municípios da Região Serrana estão prestes a integrar o grupo de risco alto para a transmissão, portanto até o momento, Marechal Floriano está classificado como risco moderado

Na manhã da última terça-feira (19), o governador Renato Casagrande se reuniu através de videoconferência com prefeitos e secretários de Saúde municipais, no encontro foi discutido a classificação dos grupos de risco, baixo, moderado, alto ou extremo, de acordo com o Painel Covid-19 no Espírito Santo. Até o momento, Marechal Floriano está classificado como Risco Moderado.

Com a possibilidade da mudança de risco moderado para a lista de alto risco de contágio, os municípios classificados terão que adotar medidas mais restritivas no comércio, assim como já acontece em outros que estão no grupo de risco alto no Estado.

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Espírito Santo no sábado (09), em edição extra, lojas como eletrodomésticos, lojas de móveis, peças automotivas, entre outras, vão funcionar nos dias ímpares. Já as lojas de roupas, sapatos ou cosméticos, por exemplo, funcionarão nos dias pares. O funcionamento destas lojas será de 10h às 16h e com a obrigatoriedade de uso de máscaras para clientes e funcionários. Os dias que estiverem fechados, as lojas poderão continuar trabalhando com o sistema de entregas.

Outra mudança prevista no plano será nos finais de semana. Todo o comércio não essencial não poderá mais abrir. Os restaurantes, para evitar aglomeração, também terão que fechar aos sábados e domingos. Será permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

O comércio de Marechal Floriano está parcialmente reaberto através de DECRETO. Entretanto para evitar à concentração de pessoas a prefeitura lançou o “Disk Aglomeração”. O objetivo deste canal é de que os próprios cidadãos apontem os locais onde não há respeito pelas regras de distanciamento social, que é fundamental nesse momento para evitar a transmissão do Coronavírus (COVID – 19). O Número para realizar a denúncia é o (27) 98849-3772 (e caso não consiga contato, ligue diretamente aos 190.

A secretaria do município recomenda à população, que antes de comparecer nas Unidades de Saúde, ligue para o atendimento remoto para esclarecer às dúvidas e evitar aglomeração, a ferramenta, irá atender das 08h às 21h. O objetivo é tirar dúvidas principalmente sobre o novo Coronavírus dar orientações, conversar com essas pessoas e aliviar o sentimento de solidão provocado pela quarentena. O número é o (27) 999645822.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Artes: Elabore)