Palestra da Defesa Civil na EMEF Mauro Christo

A EMEF Mauro José Christo recebeu, na última semana, uma rodada de palestras do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Fábio José Stein. Foram abordados temas importantes como os desastres naturais, as suas causas e formas de prevenção.

Existem as causas naturais, que provêm da ação da natureza em si, mas também pode haver uma parcela do homem junto à natureza, e vice-versa. Essa foi um dos assuntos da palestra.

Ainda, segundo o coordenador, a questão para quem mora em área de risco, como encostas e matas, é se preparar para eventuais desastres.  Ele cita, também, sobre o “grande polígono de inundação”, que são áreas naturalmente inundáveis, hoje ocupadas por imóveis.

“Temos, aqui na sede, alguns exemplos como as ruas: Belarmino Pinto,Waldemar Mees e Helena Santa Clara Effgen. Vemos uma triste realidade: que o nosso Rio Jucu Braço Sul está morto por motivos explícitos como: assoreamento, destruição da vegetação nativa nas margens do rio e ocupações irregulares no Rio Jucu e seus afluentes”, disse Fábio Stein.

A Defesa Civil elabora um plano de contingência (prevenção, preparação, resposta e reestruturação), que é a nível municipal. Mas o êxito dessa ação conta com o apoio do Estado e da União.

O coordenador faz um trabalho primoroso de levantamento e monitoramento sobre os riscos e locais onde podem ocorrer os desastres. Fábio Stein faz a conscientização das pessoas sobre as causas e áreas de extremo risco. A Defesa Civil da Região se destaca como uma das mais atuantes do Estado.

(Texto e fotos: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações da Defesa Civil)