Palestra educativa sobre Saúde do Trabalhador em Araguaia

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), promoveu uma palestra educativa para 46 funcionários da LP Ferramentas Agrícolas, em Araguaia. O tema do encontro foi “Percepção de Risco”.

O evento teve como objetivo educar e orientar os profissionais sobre a prevenção de acidentes com atenção à percepção dos riscos. A palestra aconteceu no auditório da empresa.

O Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador tem como uma das principais finalidades a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores, além da prestação de assistência a esses profissionais, por meio de ações de vigilância, visando condições de riscos e agravos existentes nos ambientes de trabalho.

Além de prestar atendimento aos profissionais acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, a equipe da Visat – composta por um agente administrativo, médico do trabalho e enfermeiro – realiza, também, promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho, bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalhos, em conjunto com as vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano e equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador / Fotos: Vigilância em Saúde do Trabalhador)