Pandemia não influenciou negativamente na colheita do café em Marechal Floriano

O município de Marechal Floriano, está localizado na região das Montanhas Capixabas do estado do Espirito Santo, no Bioma da Mata Atlântica e inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, Sub-bacia Braço Sul. Tem um clima temperado quente e, Marechal Floriano se destaca como o município com o maior percentual de vegetação nativa, ou seja, 45,50% de cobertura vegetal natural preservada. Aproximadamente 48,0% da população do município trabalham na agropecuária e cerca de 68,0% das propriedades (1200 propriedades total) são de Agricultores Familiares.

Dentre as atividades agrícolas, o café ainda ocupa destaque, apesar da constante diminuição de área na última década. A cafeicultura é de café arábica (Coffea arabica L.) com uma área total de 3.450 hectares (café de produção e de formação) e uma produção média estimada de 60.000 sacas anuais. Ao contrário da área que vem diminuindo, a produtividade cresce a cada média de 02 anos; o que caracteriza a bienalidade da cultura e hoje temos uma média estimada de 28,0 sacas beneficiadas/hectare.

 Como motivos da diminuição de área podemos citar a dificuldade de mão-de-obra, os custos de produção crescentes na Região de Montanhas pela dificuldade de mecanização e os preços médios abaixo dos custos da lavoura. Para o aumento de produtividade podemos citar a renovação de lavouras, plantio mais adensado, boas práticas culturais como nutrição e podas e o uso de novas cultivares de café com tolerância/resistência à ferrugem do cafeeiro.

Já quando o assunto é qualidade, os produtores de Marechal Floriano se destacam em nível estadual e nacional com diversos prêmios e em várias categorias. Somente no estado do Espirito Santo em 13 concursos estaduais, Marechal já conquistou 06 vezes a primeira colocação. Cafés que saem direto das propriedades cafeeiras daqui circulam em todos os 05 continentes do mundo a fora fazendo sucesso para os consumidores cada vez mais exigentes.

A safra de 2020 foi uma safra excelente e caracteriza o ano de carga alta das lavouras, influenciada pelo bom clima, chuvas acima da média e tratos culturais adequados. A pandemia não influenciou negativamente na colheita, já que na grande maioria das propriedades a mão-de-obra é familiar e realizada, ou seja, com a própria família e agregados. Entretanto, a safra de 2021 será um ano de safra baixa, provavelmente com diminuição de 60% da capacidade produtiva das lavouras, que se justifica pelo ciclo bienal da cultura e pela grande desfolha causada pela principal doença em anos de ciclo de carga alta, que é a ferrugem alaranjada do cafeeiro, que está diretamente relacionada com cultivares de café plantados em décadas anteriores e que não são tolerantes à doença.

(Responsáveis: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano | Foto: divulgação)

ESCRITÓRIO DO INCAPER DE MARECHAL FLORIANO – Engº Agrº Cesar Abel Krohling

O que é a ferrugem alaranjada?

A ferrugem alaranjada do cafeeiro trata-se da doença mais importante do café e atinge todos os países produtores. A precipitação elevada e altas temperaturas que coincidiram com o período de granação e enchimento dos frutos do café favoreceram o ataque da doença no ciclo 2019/2020.

Condições climáticas da localidade de Santa Maria de Marechal.

Condições climáticas da localidade de Santa Maria de Marechal. Os valores diários obtidos estão aqui mostrados pela média quinzenal, sendo a precipitação em (mm), a umidade relativa em percentagem e a temperatura média (°C), Marechal Floriano/ES, 2019/2020.

Os valores diários obtidos estão apresentados pela média mensal, sendo a Precipitação em mm, a Umidade Relativa (U.R.) em porcentagem (%) e a Temperatura (T) média (°C). Os dados mostram a alta precipitação que ocorreu no período de novembro/2019 até março/2020, com um total de 1576 mm.

Compartilhar