Pizza de Victor Hugo passa pela etapa estadual do concurso de merenda escolar

A EMEF Victor Hugo, em Marechal Floriano, tem motivos para comemorar. A pizza nutritiva de abóbora, desenvolvida para o lanche dos alunos, foi selecionada na etapa estadual do concurso “As Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Agora, o prato segue para as fases regional e nacional.

“Sabemos que o caminho é longo, pois ainda temos mais etapas para alcançar. Mas torcemos muito pela nossa receita e acreditamos que chegaremos lá”, disse a diretora da escola, Eliane Leandro da Vitória.

O projeto começou quando a escola realizou uma enquete, para saber o que os alunos gostariam de comer na hora do recreio.  O resultado notado pela equipe pedagógica da escola foi de que muitos alunos pediram pizza, doces e refrigerantes. Com isso, a equipe pedagógica – juntamente com os docentes da escola – traçou uma ação com objetivo de formar hábitos alimentares saudáveis.

Então, foram desenvolvidas aulas com o tema “alimentação saudável” para os alunos. Em seguida, a equipe se reuniu com as merendeiras, planejando oferecer algo que tivesse sido sugerido pelos alunos, na enquete, mas que fosse saudável.

Dessa maneira, entraram em ação as merendeiras Eliani Martins e Nilza Cardoso, que aceitaram o desafio de fazer uma pizza nutritiva. As duas desenvolveram a receita de pizza feita com abóbora. Importante destacar que as cascas também foram utilizadas, além de molho de tomate e cenoura com frango desfiado. O resultado não podia ser diferente: foi sucesso garantido entre os 341 alunos da escola.  As merendeiras, então, decidiram que uma delas inscreveria a receita no concurso.

A receita já está na lista das melhores do Estado. Agora, é ficar na torcida, aguardando o resultado das etapas regional e nacional.

RECEITA DA MASSA DE PIZZA DE ABÓBORA

• 3 colheres de sopa de óleo
  • 1 copo americano de leite
  • 1 copo americano  de purê de abóbora madura (cozinhar e amassar a abóbora até ficar um purê)