População participa da Conferência Municipal de Assistência Social

Conferência Municipal de Assistência SocialA população florianense atendeu ao convite para participar da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última sexta-feira (14), em Marechal Floriano. Este ano, o tema escolhido para todas as conferências é a “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Suas (Sistema Único de Assistência Social)”.

Por isso, os usuários – e a população em geral – são colocados em primeiro plano, como o centro dos Direitos e das Políticas de Assistência Social.

Na cerimônia de abertura, fizeram parte da mesa o vice-prefeito, Júnior Lovatti, representando o prefeito Cacau Lorenzoni; a secretária municipal de Assistência Social, Simone Catarina Lemke Cancellieri; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Marechal Floriano, Adriana Nogueira Correia de Souza; os Conferência Municipal de Assistência Socialrepresentantes da 2ª Companhia da Polícia Militar, Soldado Degen e Soldado Anne; o representante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sargento Feldman; a representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Flávia Murad; e a representante da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e palestrante da conferência, Cyntia Figueiro Grillo .

A secretária municipal de Assistência Social, Simone Cancellieri, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância das conferências. “São espaços destinados à discussão e ao amplo debate sobre as Políticas Públicas de Assistência Social.”

O vice-prefeito, Júnior Lovatti, parabenizou os profissionais que trabalham na área. “Quando falamos em Conferência Municipal de Assistência SocialAssistência Social, pensamos em ‘problemas’. Mas este é um serviço muito importante, porque envolve vários segmentos da sociedade. Vocês estão de parabéns porque têm muita força de vontade para desenvolverem este trabalho.”

Flávia Murad, representante do Conselho Estadual de Assistência Social, também ressaltou a importância das conferências, salientando que é “preciso ter um olhar do Direito, e não da Ação Social, para as Políticas Públicas de Assistência.” Ela destacou, ainda, que a Conferência Nacional de Assistência Social acontece de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, com a participação de 5.570 municípios.

A presidente do Conselho Municipal, Adriana de Souza, fez a leitura do Regimento Interno, que foi aprovadoConferência Municipal de Assistência Social pelos presentes. Após o almoço – que foi servido no local da conferência, na EMEF Elisiário Ferreira Filho – foram montados os grupos de trabalho e eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Ana Paula Mill, Diogo Endlich e Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)