Prefeitura inicia cadastramento e recadastramento de imóveis em Marechal Floriano

Foi iniciado, pela Secretaria de Finanças de Marechal Floriano, o cadastramento e o recadastramento de todos os imóveis no município.

De acordo com a Prefeitura, o serviço começou a ser executado a partir da última segunda-feira (18) em todo o município pela empresa Geocamp. Os recenseadores visitarão as residências e estarão devidamente identificados.

A prefeitura pede para os moradores recebê-los munidos de documentos pessoais (RG e CPF) e documento do terreno (recibo ou escritura). Também é solicitado que os moradores acompanhem o recenseador na medição de terrenos e lotes, que se fizerem necessários.

O cadastramento e recadastramento imobiliário tem se mostrado como a melhor ferramenta para o planejamento das cidades, disciplinando o seu crescimento, dentro da legislação vigente, além de ser uma exigência imposta a todos os municípios através dos órgãos fiscalizadores.

Dentre as inúmeras vantagens do cadastro estão elas:

– Melhoria da relação entre o Fisco e o Contribuinte;
– Padronização na coleta de informações fiscais e tributárias;
– Aumento da transparência do processo de gestão municipal;
– Localização geográfica de todos os imóveis do município;
– Ocupação ou finalidade de cada imóvel;
– Uso atual do solo dentro de cada imóvel;
– Declividade do solo;
– Áreas em litígio entre imóveis confrontantes;
– Delimitação de cada unidade imobiliária;
– Estrutura fundiária e identificação das diferentes glebas;
– Organização das comunidades segundo as glebas, ou bairros;
– Base para a implementação de infraestrutura;
– Subsídios para a melhor viabilização de projetos de engenharia, segundo as prioridades do mercado e dos investimentos públicos;
– Facilidade para as transações imobiliárias;
– Localização espacial do conjunto de imóveis de uma empresa ou indivíduo, visando a obtenção de empréstimos bancários;
– Base para gerenciamento da construção civil.