Preparativos para a Noite Alemã estão a todo vapor

Um dos pratos mais tradicionais da culinária alemã, o Sauerkraut – ou, o famoso “Chucrute”A 6ª Noite Alemã acontece só em agosto, em Santa Maria de Marechal. Mas os preparativos já começaram. Um dos pratos mais tradicionais da culinária alemã, o Sauerkraut – ou, o famoso “Chucrute” – já começou a ser feito no último dia 10. O Chucrute é uma conserva de repolho e precisa descansar por, no mínimo, 20 dias, para chegar ao ponto de consumo.
Para a Noite Alemã, foram utilizadas 11 caixas de repolho.Do alto dos seus 89 anos, dona Hilda Stein Kröhling desfolhou e “inspecionou” cada um dos repolhos usados. “Não pode ter nenhuma folhinha mais verde, dessas mais grossas, que ficam por fora. Tem que ser tudo clarinho, só essas folhas que formam a ‘cabeça’ do repolho mesmo”, ensinou.

Após o rigoroso “controle de qualidade” da vovó Hilda, os repolhos seguiram para a mesa de corte. Lá, sete pessoas se revezaram para cortar as mais de 200 “cabeças” de repolho, tudo bem fininho.

Dali, o repolho picado seguiu para uma enorme bacia, onde foi misturado com sal. Em seguida, foi acondicionado em grandes baldes, onde deve permanecer em repouso até o dia da festa. Após ser retirado da conserva, o Chucrute é finalizado com um refogado de alho, cebola e bacon.

O Chucrute é um dos pratos que serão servidos na Noite Alemã. Também estarão no cardápio do jantar o Eisbein (Joelho de Porco), Kassler (Carré), Würstchen (Salsichas), Kartoffeln (Batatas) e Knödel (Bolinho de Pão recheado com Linguiça.

A 6ª Noite Alemã acontece no Salão Comunitário de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano, no dia 19 de agosto (sábado). Os convites, com direito a jantar e baile (as bebidas serão vendidas no local da festa), custam R$ 70,00 e podem ser adquiridos no Posto do Café, com os integrantes dos grupos de dança Kindertanz e Grünes Tal ou pelo telefone (27) 99988-4078, com Regina.

Para animar ainda mais a festa, a parte musical fica por conta da Banda Pommerchor, da Banda Pommer Mekas e de Leandro Schaffel. Além disso, para abrilhantar o evento, tem apresentação dos anfitriões na noite, os grupos de Dança Alemã Kindertanz e Grünes Tal.

A 6ª Noite Alemã é uma realização dos grupos de dança de Santa Maria de Marechal, com apoio do Consulado Honorário da Alemanha no Espírito Santo e da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

6-noite-alema-santa-maria-marechal-floriano