Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Na próxima segunda-feira (10), se inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e segue até o dia 13 de março, com o Dia D marcado para 15 de fevereiro. A campanha é seletiva, com público-alvo de 5 a 19 anos, definido pelo Ministério da Saúde. As vacinas estarão disponíveis em 493 salas de vacinas, de norte a sul do Espírito Santo.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.  

Serão imunizados aqueles que não receberam nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral, quem perdeu o cartão de vacinação e as pessoas que não souberem se estão com esquema vacinal completo. No Espírito Santo, de acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo, a estimativa é imunizar 39.927 crianças e jovens, porém com ressalva desse quantitativo de pessoas.

SAIBA MAIS

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

Como prevenir o sarampo?

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos. 

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar