Projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” no Cemei Maria Knidel Lube, em Santa Maria de Marechal

Projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” no Cemei Maria Knidel Lube, em Santa Maria de MarechalA última quinta-feira (31) foi bastante animada e muito proveitosa no Centro Educacional Municipal Maria Knidel Lube, em Santa Maria de Marechal. A instituição desenvolveu com os alunos o projeto “Comer Bem para Crescer Saudável”, envolvendo os alunos e promovendo a aproximação da família e da comunidade com a escola.

A ação foi planejada pela equipe pedagógica quando os profissionais observaram que os alunos estavam levando para a escola muitos alimentos industrializados. Os professores trabalharam a alimentação saudável e não saudável, com ênfase nos subtemas: frutas, legumes, raízes, verduras,entre outros.Também foram abordados os alimentos pouco saudáveis e industrializados.

Projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” no Cemei Maria Knidel Lube, em Santa Maria de MarechalCada professor procurou trabalhar com receitas, pesquisas e com os próprios alimentos, levados para a sala de aula. “Uma das turmas chegou a fazer um ‘supermercado’ dentro da sala, inclusive com dinheirinho. Os alunos fizeram as compras, colocaram na cestinha e passaram no caixa”, explicou a pedagoga Catia Cilene Zambom Huber.

Todas as atividades foram cuidadosamente planejadas pela equipe pedagógica, antes de serem levadas aos alunos. O projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” envolveu várias áreas de conhecimento: Matemática, Arte, Música, Movimentos, Linguagem Oral, Linguagem Escrita, Natureza e Sociedade.

Os alunos também fizeram poesias ligadas ao tema, apresentaram músicas e desenvolveram verdadeiras obras de arte. Além disso, foram distribuídos folderes com dicas de alimentação saudável.  A turminha do Pré II- A deu um show durante a apresentação da peça de teatro “A Reeducação Alimentar do Lobo Mau”.

Projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” no Cemei Maria Knidel Lube, em Santa Maria de MarechalO trabalho começou a ser feito no dia 03 de julho. Nesta quinta-feira (31), os pais, familiares e a comunidade receberam convite para participar do dia de atividades na escola. Todos assistiram a uma palestra com a nutricionista Gleiciane Nunes, apreciaram a exposição dos trabalhos e assistiram às apresentações culturais.

Ao final, todos saborearam um delicioso lanche saudável e puderam levar para casa várias lembracinhas, com destaque para as mudas de aipim e plantinhas. Os professores se empenharam e se dedicaram muito para a realização do projeto. “A equipe se envolveu por completo, e o resultado final foi excelente”, frisou a pedagoga Catia.

Para a diretora do Cemei, Olineide Cecília Stein Coimbra, o projeto alcançou os objetivos propostos. “A nossa intenção era fazer a família e as crianças refletirem sobre a alimentação saudável, criando, a partir daí, novos hábitos alimentares”.

Projeto “Comer Bem para Crescer Saudável” no Cemei Maria Knidel LubeA Secretaria Municipal de Educação e Esportes deu total apoio ao centro educacional. A representante da secretaria, Vanuza Mees, compareceu ao evento e elogiou bastante o projeto desenvolvido pelo Cemei Maria Knidel Lube.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar