Prontuário eletrônico já é realidade em Marechal Floriano

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano dará início ao processo de implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

O PEC está inserido no Informatiza APS que faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde.

O programa vai apoiar a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde no município. O investimento na tecnologia da informação vai subsidiar a gestão dos serviços de saúde e, visa melhoria da clínica.

O Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, foi instituído pela Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019, por meio da alteração das Portarias de Consolidação nº 5/GM/MS e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.

O que é prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é sistema onde todas as informações são mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS. Além disso, é necessário que tenha pelo menos as seguintes características principais:

• registro de anamnese, exame objetivo e variáveis clínicas;
  • prescrição de medicamentos ou outros métodos terapêuticos;
  • emissão de atestados e outros documentos clínicos;
  • solicitação de exames e outros métodos diagnósticos complementares;
  • encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção à saúde; e
  • acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais.

O sistema de prontuário eletrônico será utilizado em toda a rede de Atenção Primária à Saúde no município, porém a implantação se dará de forma gradual, ou seja, das sete Equipes de Saúde da Família do município a Equipe de Santa Rita será a primeira e as demais serão implantadas posteriormente.

“Gostaria de agradecer a toda equipe da Saúde, em especial aos Agentes Administrativos Fábio Altoé Zandonadi e Ivanilda Silva de Andrade que se empenharam no desenvolvimento e implantação do Prontuário Eletrônico. A implantação do Prontuário Eletrônico nas unidades de saúde é uma das prioridades da minha gestão à frente da Secretaria de Saúde. Essa é demanda antiga, e desde que assumi a pasta estamos trabalhando para oferecer as condições necessárias para que o PEC fosse implantado nas nossas Equipes de Saúde da Família. Ressalto que os servidores envolvidos no processo receberam treinamento e apoio presencial de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar o uso do sistema”, explica a secretária Maria Arlete Novaes Moraes Silva.

O projeto contempla financiamento do Programa Informatiza APS e considera a classificação geográfica estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no qual o município classificado como rural-adjacente, tem direito a receber recurso de custeio pago mensalmente por equipe aderida.

(Revisão de texto: Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/ fotos: Kamila Friedrich)