Saúde da mulher em Marechal Floriano tem programas para gestantes, planejamento familiar e prevenção

Saúde das mulheres está entre as prioridades da saúde pública em Marechal Floriano. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve diversos programas voltados à saúde da mulher, na intenção de melhorar ainda mais a qualidade de vida no município.

Os cuidados com as futuras mamães é uma das prioridades da pasta que merece destaque. Um dos projetos é voltado para as gestantes de risco e de alto risco, onde elas são monitoradas por uma equipe composta por um médico ginecologista que acompanha de perto caso por caso.

Outra iniciativa que merece destaque é o Planejamento Familiar. Nela, as mulheres recebem de uma assistente social as orientações sobre os métodos anticoncepcionais existentes e quais são oferecidos pelo SUS. O objetivo é evitar a gravidez indesejada.

Junior Lovatti

“Intensificamos todas as ações e capacitamos os profissionais para atender mulheres de todas as idades e condições, para promover a vida com qualidade e respeito”, explicou o secretário municipal de Saúde, Paulo Lovatti Júnior, que também é o vice-prefeito de Marechal.

As ações voltadas para o público feminino incluem outras atividades como palestras de prevenção a doenças como o câncer do colo do útero e de mamas, rodas de conversas sobre aleitamento e cuidados com o bebê, distribuição de métodos contraceptivos a até a implantação como, por exemplo, o DIU.

Todas essas iniciativas também beneficiam as mulheres do campo com as visitas das equipes itinerantes nas Unidades Básicas de Saúde.

(Texto: Montanhas Capixabas | Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)