“Saúde em Movimento” na UBS de Santa Maria de Marechal

Dezenas de pessoas participaram de uma ação do projeto “Saúde em Movimento”, desenvolvido pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Janeta R. Simon Stöckl, em Santa Maria de Marechal. A ação, realizada na última terça-feira (29), foi voltada para a Terceira Idade.

“Esse é um projeto-piloto. Esperamos atingir grande parte da população idosa, que tem crescido bastante nos últimos anos. Hoje, segundo dados do IBGE, temos um aumento da expectativa de vida. E temos uma estrutura muito boa aqui na unidade de saúde. Mais importante que curar, é promover a saúde. Esse é o principal objetivo do trabalho que desenvolvemos aqui”, destacou o enfermeiro coordenador da ESF de Santa Maria de Marechal, Eduardo Mees.

marechal floriano saude santa mariaLogo cedinho, os idosos que foram chegando puderam aferir a pressão e foram recepcionados com um delicioso café da manhã. Em seguida, assistiram a uma palestra ministrada pela médica Guadalupe Guerrero. O tema foi muito importante para as pessoas da Terceira Idade:  “Cuidados para Evitar as quedas”. Com um jeito simples e alegre, a médica prendeu a atenção de todos, dando dicas valiosas que servem não somente para os idosos, mas também para pessoas de qualquer idade.

O médico Rodolpho Silva Vieira, que atende na UBS de Santa Maria de Marechal, ressaltou a importância de campanhas como essa. “Ações desse modelo são essenciais. Nós mostramos várias possibilidades que o paciente tem. Além disso, promove a socialização, o senso de comunidade e uma rica troca de experiências entre as pessoas que participam.”

marechal floriano saude santa maria A manhã continuou animada com música, bingo e sorteio de brindes. A turma da Terceira Idade ainda fez dinâmicas corporais, ginástica e alongamento, sob orientação do educador físico Júlio César Klippel.

O subsecretário de Saúde de Marechal Floriano, Riquelme Krüger Sales, frisou que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar eventos para levar a população às unidades. “É fundamental discutir assuntos que são importantes para os nossos usuários, sempre integrando Educação e Saúde. Ações assim estarão acontecendo em todas as unidades.”

Compõem a Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Santa Maria de Marechal o médico Rodolpho Silva Vieira, o enfermeiro Eduardo Mees, as técnicas de Enfermagem Eliane Perez e Magda Bessa, a recepcionista Amanda Bruzadelli, as auxiliares de serviços gerais Leonide Teixeira e Sione de Jesus Santos e as agentes de Saúde Shâmada Kröhling, Sandra Tonoli e Hosana Knitter.

Equipe de Estratégia de Saúde da FamíliaHá previsão de que outros encontros como este aconteçam na Unidade de Saúde, voltados para os adolescentes e para casais, em horários alternativos.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)