Secretaria da Saúde de Marechal Floriano orienta sobre uso e descarte adequados de máscaras

A Secretaria de Saúde (Semus) reforça a orientação do uso obrigatório de máscaras de proteção por razão do vírus SARS-CoV-2 causador do Coronavírus (Covid-19). Independentemente do tipo de máscara, descartável ou reutilizável, o uso e descarte corretos são fundamentais para garantir a eficácia no controle e a redução da transmissibilidade do novo vírus.

Máscaras descartáveis

Por se tratar de material contaminado, as máscaras descartáveis comuns não podem ser dispensadas inadequadamente no lixo orgânico ou junto a materiais recicláveis. Sendo assim, é necessário que a população em geral, envolva a máscara utilizada em saco plástico e descarte em lixo comum.

A máscara descartável utilizada pela população não deve ser usada por um longo período, a recomendação Organização Mundial da Saúde é de no máximo três horas e não pode ser reutilizada. Além disso, é necessário trocá-la sempre que estiver úmida, com sujeira aparente ou danificada.

Máscaras de Tecido

Ao contrário das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 (trinta) lavagens.

• Máscara deve ser lavada separadamente de outras roupas;
  • Lavar previamente com água corrente e sabão neutro;
  • Deixar de molho em uma solução de água com água sanitária* ou outro desinfetante equivalente de 20 a 30 minutos;
  • Enxaguar bem em água corrente, para remover qualquer resíduo de desinfetante;
  • Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar;
  • Passar com ferro quente;
  • Garantir que a máscara não apresenta danos (menos ajuste, deformação, desgaste, etc.), ou você precisará substituí-la;
  • Guardar em um recipiente fechado.

As mascaras devem ser bem ajustadas ao rosto, cobrindo totalmente a boca e o nariz sem deixar espaços nas laterais, lembrando que seu uso é por um período de poucas horas, em situações de saída da residência, e sempre se respeitando a distâncias entre as pessoas, preconizado pelo Ministério da Saúde ou Organização Mundial da Saúde.

A máscara de pano deve ser descartada sempre que observada a perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido que possa causar prejuízos à barreira.

Antes de retirar a máscara é necessário higienizar as mãos com água e sabão ou utilizar o álcool gel 70%. Repita todo o procedimento de higienização das mãos após a retirada da máscara. É importante ressaltar que a máscara é de uso individual e jamais deve ser compartilhada. Mesmo a de tecido, ainda que lavada adequadamente, não deve ser compartilhada.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-com informações da ANVISA e Ministério da Saúde | Imagem: Ilustrativa)