Secretaria de Saúde segue com vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização

A Secretaria de Saúde (Semus) iniciou nesta semana, a vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários de gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), portadores de Síndrome de Down e obesidade mórbida, a partir de 18 anos. Assim como, a vacinação dos cidadãos na faixa etária de 55-59 anos que possuem comorbidades.

As vacinações estão sendo feitas através de agendamento pelos agentes de saúde, para evitar aglomerações. Assim que chegar a data do paciente agendado, os agentes entram em contato.

Os munícipes que eventualmente não receberam os comunicados dos agentes de saúde e fazem parte deste grupo prioritário, devem entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima da residência. Caso seja da Sede, basta apenas entrar em contato pelo telefone: 3288-1430.

Aos pacientes que possuem comorbidades basta apenas apresentar laudo médico de até 03 anos atrás (2018).

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares • Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva • Síndromes coronarianas
• Valvopatias • Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas • Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus • Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular • Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida • Cirrose hepática

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | informações: SEMUS, Ministério da Saúde)