Sessenta alunos premiados na Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat)

A terceira edição da Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat) premiou 60 alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, na última quinta-feira, dia 07. A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu no Auditório Danile Kröhling, no Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal.

Participaram da Ofmat alunos de todas as escolas municipais de Marechal Floriano, do 3º ao 9º Ano, em quatro níveis. As provas da primeira fase aconteceram em 29 de junho. Foram selecionados cerca de 220 alunos para realizarem os testes da segunda etapa, aplicadas no dia 23 de setembro. Os 60 melhores – 15 de cada nível – foram premiados.

O Nível 1 é para alunos do 3º ano. O Nível 2 contempla estudantes do 4º e 5º anos. O Nível 3 agrupa alunos do 6º  e 7º anos. Já o Nível 4 é formado por adolescentes do 8º e 9º anos. A prova é dissertativa, contendo seis questões que devem ser respondidas e justificadas. O resultado final foi divulgado no início de novembro.

O coordenador da Ofmat, professor Luiz Carlos da Silva, afirmou que os alunos tiveram muita facilidade em responder as questões das provas dissertativas e que deram muito retorno ao trabalho realizado. “Ressalto o trabalho dos professores e de toda a equipe das escolas nesse projeto. Temos um futuro muito promissor na Educação de Marechal Floriano.”

A professora Luzia Maria Casatti, coordenadora do Programa de Iniciação Científica (PIC – Obmep na Escola) disse que Marechal Floriano é a “cereja do bolo” da Obmep. “O que a gente mais quer, hoje, é investir no aluno, no jovem brasileiro, para resgatar esses valores no País. Já estamos há 12 anos fazendo o PIC, e vocês, de Marechal, estão sempre presentes nessas edições. Todos vocês estão de parabéns: alunos, professores, pais, Secretaria de Educação, escolas e todos que colaboraram para a realização desse projeto.”

O coordenador estadual da Obmep, professor Florêncio Ferreira Guimarães Filho, destacou que a função da coordenação é sempre aperfeiçoar o trabalho desenvolvido. “Fazemos tudo isso com muito carinho, buscando aperfeiçoar e melhorar cada vez mais. É um trabalho que desenvolvo com muita paixão.”

A secretária Municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel, agradeceu a todos que colaboraram para a realização da Ofmat. “Agradeço aos pais às famílias pelo apoio. Sinto que vocês realmente valorizam a Educação. Temos, aqui, famílias comprometidas. Agradeço aos diretores, professores, pedagogos e a todos ligados à área da Educação. Vocês são peças fundamentais no Ensino/ Aprendizagem do nosso município. Vocês, alunos, que chegaram até aqui, são os melhores. São os 15 melhores de cada nível. A Matemática é uma disciplina muito importante. E quem é bom em Matemática, é bom nas demais matérias também. Vocês são vitoriosos e nos dão muito orgulho.”

Marechal Floriano oferece curso de treinamento para olimpíadas de Matemática em todas as escolas municipais, do 6º ao 9º ano. A Ofmat tem a importância de preparar alunos, a partir de 8 anos, para realizar essas provas.

Confira lista de Premiados Ofmat 2017: Clique Aqui

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)