Setor agrícola movimenta cerca de 80% da renda de Marechal Floriano

O setor agrícola constitui grande parte da economia de Marechal Floriano, representando cerca de 80% da produção de renda do município, tendo como principais atividades o cultivo do café, a avicultura e a olericultura. A Prefeitura de Marechal Floriano, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), desenvolve várias políticas de estímulo à produção agrícola, como o incentivo a doação de mudas e sementes para diversificação agrícola, assistência técnica e a captação de recursos junto a órgãos estaduais e federais.

A conservação de estradas vicinais também faz parte das ações realizadas para auxiliar e facilitar o escoamento da produção. Araguaia, Rio Fundo, Costa Pereira, Soído e a via que leva a Alto-Paraju são alguns dos locais que receberam manutenção recentemente, através da Secretaria Municipal de Interior e Transportes (SEMIT).

Máquinas e equipamentos agrícolas entregues pela prefeitura de Marechal Floriano

A prefeitura, também oferta tratores e implementos agrícolas, para mecanizar e simplificar o trabalho diário no campo, colaborando para expansão da produção agrícola. Durante o primeiro semestre deste ano, as localidades de Costa Pereira, Bom Jesus, Alto Nova Almeida, Boa Esperança e Soído, foram contempladas com maquinários para uso coletivo.

Casa do mel – Obra em andamento

A Casa do Mel, que está em construção, produzirá cerca de 50 toneladas por ano, oferecendo trabalho direto para um número aproximado de 60 a 80 pessoas. Sendo um dos grandes investimentos em infraestrutura realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMUR), irá proporcionar um grande impulso aos apicultores da região.

A SEMAG, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural, também promove cursos de capacitação e qualificação profissional em diversas áreas voltadas ao setor agrícola, que são oferecidos mediante as demandas levantadas nas comunidades.

“É de extrema importância dar atenção e suporte ao produtor rural, com capacitação e novos equipamentos. A mecanização da produção agrícola é o futuro do campo, facilitando, dando melhores condições de trabalho e trazendo economia para o município nesse momento frágil do país”, ressaltou o secretário de Agricultura Sérgio Stein.

“Nesse momento de crise apoiar o produtor rural é fundamental. Dando amparo ao homem do campo, a prefeitura ajuda o agricultor e também a fortalecer toda a economia local”, enfatizou o prefeito Cacau Lorenzoni.

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano – com informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Incaper)