Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril

A 20ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, em todo o país. A partir desta data, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem procurar as unidades de saúde para se vacinar. E vale ressaltar que o Dia D da campanha será 12 de maio. A vacinação segue até o dia 1º de junho.

As pessoas que têm prioridade com as vacinas são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional.

Em Marechal Floriano, as unidades de saúde estarão prontas para o atendimento ao público-alvo da campanha. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde organizou reuniões preparatórias para a campanha, neste mês. Foram realizados encontros nas unidades básicas de Saúde (UBS) da sede, em Santa Rita e em Araguaia. A princípio, serão atendidos todos os grupos prioritários nos dias e horários de funcionamento das unidades.

É importante saber que a vacina contra a gripe é muito segura. Ela reduz as complicações que podem se transformar em casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que são A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Essas pessoas devem apresentar prescrição médica no momento da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

O Ministério da Saúde faz um alerta à população: É preciso que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. É importante que todos estejam devidamente protegidos antes da chegada do inverno, pois a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.

12 de Maio – Dia D da Campanha de Vacinação
Em todo o Brasil, o Dia D é 12 de maio. Nessa data, no país todo, estarão abertos 65 mil postos de vacinação, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis, para a mobilização, 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Prevenção
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). O Ministério da Saúde orienta à população a adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Segundo informações do Portal do Ministério da Saúde, somente no Espírito Santo, cerca de 964 mil pessoas devem ser imunizadas. Em todo o Brasil, quase 55 milhões de pessoas serão vacinadas. O Ministério da Saúde assegurou as doses de vacina para 100% do público-alvo da campanha. Com isso, o Espírito Santo irá receber 1 milhão de doses.

No Estado todo, a estimativa é de que sejam vacinados 370,7 mil idosos com mais de 60 anos; 228,5 mil crianças; 96,5 mil trabalhadores da Saúde; 40 mil gestantes; 6,5 mil puérperas (até 45 dias após o parto); 4 mil indígenas; 22,9 mil integrantes da população privada de liberdade; 4,9 mil funcionários do sistema prisional; 149,3 mil pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, transplantados, entre outras); 40 mil professores das redes pública e privada.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações da Secretaria Municipal de Saúde e do Portal do Ministério da Saúde / Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)