Vacinação Covid Pediátrica: importância e informações

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciou a vacinação pediátrica contra a COVID-19.

Neste momento, as vacinações estão sendo destinadas ao público de 05 a 11 anos. As crianças de 05 anos e imunossuprimidas (5 a 11) recebem a vacina Pfizer. Já as crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com a CoronaVac.

Em Marechal Floriano, o número de casos confirmados da COVID-19 em crianças neste mês, teve um aumento superior a 100% se comparado a janeiro de 2021, como mostra o gráfico abaixo.

Nos estudos, tanto a Comirnaty (Pfizer) quanto a Coronavac demonstraram ser seguras para crianças. Também são eficazes, garantindo uma proteção superior a 90% contra hospitalizações e óbitos. Os efeitos colaterais, em sua maioria, são os já esperados para vacinas, como febre e dor no local da aplicação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a vacinação pediátrica é extremamente importante para evitar complicações a curto e longo prazo. Nas últimas pesquisas relacionadas ao Coronavírus, além do desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram notificados no Brasil 2.435 casos de síndrome inflamatória  multisistemica pediátrica, trata-se  de uma outra apresentação clínica potencialmente grave em crianças  e adolescentes.

Outro aspecto importante em relação as consequências da COVID-19 é a chamada COVID-longa , ou seja, a persistência dos sintomas com impacto no sistema sensorial , neurológico , cardiorrespiratória, bem como saúde mental, associados a doença após a infecção ter ocorrido.

O PDF abaixo disponibiliza mais informações sobre a vacinação pediátrica, basta clicar e acessar o conteúdo disponibilizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

PDF_Vacinas_COVID-19_em_crc_no_BR_Uma_questao_prioritaria_SaudePubl

Redação: Tricia de Andrade e Kamila  Friedrich- Ascom PMMF | informações: SBP

Compartilhar