Vice-prefeito representou Marechal Floriano em reunião no Ministério da Infraestrutura

O vice-prefeito João Cabral Rodrigues Cancellieri representou o munícipio em uma reunião no Ministério da Infraestrutura (Minfra), em Brasília.

A reunião foi realizada para encontrar uma solução para a linha férrea inativada que perpassa por oito municípios capixabas, são eles: Vila Velha, Viana, Cariacica, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Muqui e Marechal Floriano.

A malha ferroviária que corta o município possui cerca de 27 km, que atualmente encontram-se abandonadas pela Concessionária Ferrovia Centro Atlântica- FCA/VLI. Devido a isso, a linha apresenta vários locais com barreiras e árvores caídas, bem como degradação de pontilhões, ausência de dormentes e o desmoronamento da linha férrea em alguns trechos.

Outra problemática é a existência de entulhos de dormentes inoperantes e outros materiais de sucata nas áreas urbanas, que acabam se tornando abrigo de animais peçonhentos e zoonoses, essas podendo trazer malefícios para a população.

Sendo assim, os representantes dos municípios capixabas solicitaram a doação da linha férrea sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica – FCA para os municípios atravessados por esta.

Com a doação da malha, a Prefeitura pode promover melhorias ao meio ambiente urbano e incentivo ao turismo, com o objetivo de: promover espaço para áreas de lazer, ampliar vagas de estacionamento, proporcionar espaço verde mais agradável aos munícipes e visitantes, aproveitar locais ociosos para fins de atividade física, entre outros benefícios.

Segundo Cabral, caso não obtenham respostas em 30 dias, os municípios irão acionar o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) para auxiliar neste pleito.

Além dos representantes, o secretário do Minfra, Felipe Fernandes Queiroz, o diretor do Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (DPLAN/SNTT), o diretor do Departamento de Transporte Ferroviário (DTFER/SNTT), André Luis Ludolfo da Silva e o chefe de gabinete da senadora Rose de Freitas, Leandro Vieira Rodrigues Barbosa, também participaram da reunião.

“Nosso objetivo é ter a concessão da linha férrea, pois dessa forma podemos desenvolver mais o município, com a construção de estacionamentos, locais verdes, aproveitar os imóveis abandonados e outros investimentos”, frisou o vice-prefeito, João Cabral Rodrigues Cancellieri.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich | imagens: divulgação