Vigilância Ambiental de Marechal Floriano irá realizar segundo ciclo do Levantamento Rápido de Índices do Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), informa que a Vigilância Ambiental estará realizando o segundo ciclo do Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa 2/2021) entre os dias 21 de junho e 05 de julho.

O primeiro ciclo aconteceu no mês de janeiro deste ano e a previsão de realização dos próximos ciclos, 3 e 4, será nos meses de setembro e novembro, respectivamente, totalizando 4 ciclos do LIRAa em 2021.

Essa estratégia nacional idealizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo detectar rapidamente o grau de infestação por mosquitos Aedes aegypti nos imóveis espalhados ao longo de todo o município. A realização anual do LIRAa é importante porque auxilia no planejamento das ações de vigilância e controle dos mosquitos vetores, uma vez que, apresenta a distribuição espacial da infestação predial, e acontece como um complemento das visitas domiciliares de rotina realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias.

De acordo com dados do último LIRAa realizado em Marechal Floriano, o município está classificado como Risco Baixo em relação à infestação pelo Aedes, entretanto a Vigilância Ambiental continua reforçando a necessidade de manter os cuidados preventivos, evitando a proliferação de criadouros de mosquitos eliminando água parada, especialmente dentro das residências.

A pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) não diminuiu o potencial de transmissão das arboviroses, e depende da população conservar baixos os riscos de infestação pelo Aedes aegypti na comunidade.

(Revisado por: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | foto: divulgação)