Visitas técnicas fecham X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

Para encerrar os trabalhos do X Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, nesta sexta-feira (11), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Embrapa Café e Consórcio Pesquisa Café realizaram duas visitas técnicas nos municípios de Marechal Floriano e Serra. Os mais de 100 participantes viram de perto as principais tecnologias para a cafeicultura do conilon e arábica.

Em Marechal Floriano, os participantes conheceram as propriedades cafeeiras das famílias Stöckl e Douro e puderam debater assuntos relacionados ao manejo de podas, colheita, pós-colheita, entre outros.

“Uma das propriedades visitadas tem altitude de mais de mil metros e é assistida pelo Incaper há mais de 10 anos. É um pequeno agricultor familiar extremamente profissional, principalmente quando se trata de café especial de qualidade. Ele trabalha com a família em uma área de 8 hectares e prática a renovação de lavoura, ou seja, ele utiliza as boas práticas agrícolas que o Incaper recomenda e hoje é exemplo para outros produtores”, explicou o extensionista César Krohling.

Ainda segundo o extensionista, o produtor tem dois filhos que optaram por não deixar a propriedade, fazendo, assim, a sucessão familiar e virou um case de sucesso para a cafeicultura de montanha. “O café dele é vendido diretamente para uma cafeteria americana, sempre utilizando as tecnologias recomendadas e disponíveis”, disse Krohling .

Já na Fazenda Chapada Grande, do produtor Marcelo Krugger, no município da Serra, o grupo viu de perto as variedades de café conilon, manejo de irrigação, manejo de poda, implantação e condução de lavouras, dentre outras.

“O produtor precisa entender a importância das tecnologias. Posso afirmar que só consegui ter sucesso na minha lavoura depois que implantei as tecnologias recomendadas de acordo com a minha realidade e assim conseguir a melhoria da qualidade do meu produto garantindo a sustentabilidade na minha propriedade”, afirmou Marcelo Krugger.

( Texto: Seag / Foto: Seag )

Compartilhar