Volta às aulas – 2019

Quando as férias acabam, voltar à rotina escolar não é uma das tarefas mais fáceis. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada, além, é claro, das lições de casa, exige uma readaptação não somente dos estudantes como também de todos os familiares.

A volta às aulas precisa ser marcada por empolgação de todos os envolvidos nesse processo. Afinal de contas, cada família pode estar se deparando com uma situação, seja a expectativa de frequentar pela primeira a vez a escola ou até mesmo a mudança de colégio e o estabelecimento de novas amizades.

“Os pais podem envolver os filhos na organização do ambiente de estudo, na compra dos materiais e do uniforme. Sempre de maneira descontraída para que o vínculo com o retorno às aulas vá sendo despertado naturalmente”, explica a diretora do CEMEI Vovó Fernandina, Claudiane Calvi.

“O primeiro passo é conhecer bem a criançada. Entender seus costumes e medos ajuda a elaborar o planejamento. Quando percebem que o educador sabe coisas que as fazem se sentir bem, elas ficam mais calmas”, diz Marlene Lemke, diretora da CEMEI Flomiro Endlich Canal Neto.

 

(Texto: Cícero Modolo / Fotos: Cícero Modolo – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar