XII Encontro da Cultura Italiana de Araguaya em Marechal Floriano já possui data confirmada

Os preparativos para o XII Encontro da Cultura Italiana, que acontecerá nos dias 16,17 e 18 de agosto, já começaram. A festa que acontece no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano, já mobilizou toda comunidade, que reúne esforços para organizar e realizar todo o evento.

Música dança e a tradicional gastronomia italiana são as marcas registradas da festa.

Um dos destaques da festa será uma homenagem póstuma aos descentes Italianos Sr. Nelson Borgo e Srª Vitória Busato Borgo, que foram um dos primeiros moradores do distrito de Araguaya. O Sr. Borgo era comerciante, colecionador e possuidor do maior acervo cultural particular do Estado, além disso, era conhecido como barão de Araguaya.  Já a Srª Vitória era conhecida por preparar excelentes pratos típicos da culinária italiana.

Outro destaque vai para o lançamento do livro: “Araguaya, Potencialidades Históricas e Educacionais nas Montanhas Capixabas” de Usalio Pivetta e Diemerson Saquetto. É um livro educacional fruto de pesquisas de mestrado. O mesmo não será vendido durante a festa e posteriormente será impresso e disponibilizado nas escolas e locais públicos do município. É uma perspectiva educacional dos espaços culturais da Vila como mediadores dos processos migratórios para o Espírito Santo em fins do século XIX e início do XX.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano com informações da equipe de organização da festa)

PROGRAMAÇÃO:

SEXTA-FEIRA – 16/08/2019

19h00 – Abertura oficial
19h30 – Apresentação do grupo de dança Piccinini Dei Monti
20h00 – Apresentação do grupo de dança Piccoli Granelli
20h30 – Apresentação talentos da terra: Miguel e Mattheus
22h00 – Show com Ernesto Mathias

SÁBADO – 17/08/2019
07h00 – Saída do ônibus de Araguaya com os caminhantes para a “Picada do Nonno”
08h00 – Saída para a “Picada do Nonno” em São Marcos (Alfredo Chaves)
11h00 – Abertura das barracas de bebidas e comidas e chegada dos caminhantes
12h00 – Torneio de bocha adulto e infantil (casinha do nonno)
13h00 – Apresentação talentos da terra: Miguel e Mattheus
14h00 – Jogo de “Cinquilho”
15h00 – Show italiano com Mirano Schuler
17h30 – Desfile Dei Bambini, Ragazze e Bravi Ragazzi
19h00 – Apresentação grupo de dança Piccoli Granelli
19h30 – Momento cultural: nostalgia resgatando memórias. Apresentação da dissertação e lançamento do livro “Araguaya, potencialidades históricas e educacionais nas montanhas capixabas” de Usalio Pivetta e Diemerson Saquetto.
20h30 – Show com a banda Brasitália
22h30 – Show com a banda Swing Serrano
00h30 – Show com a banda Mania Sertaneja

DOMINGO – 18/08/2019

10h00 – Celebração da palavra na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, com a participação do coral Più Bello.
10h00 – Chegada dos cavaleiros
11h00 – Abertura das barracas de bebidas e comidas
11h30 – Apresentação talentos da terra: Braulio e Fernando Viola
13h30 – Apresentação do grupo de dança Piccinini Dei Monti