Marechal Floriano mantém recursos da Estratégia de Saúde da Família (ESF)
Enquanto 26 municípios do Espírito Santo perderam recursos das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Marechal Floriano manteve o repasse da verba e permanece com todas as equipes trabalhando e todas as unidades de saúde funcionando plenamente.
A informação foi publicada no site do Ministério da Saúde e reproduzida pela página do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Estado do Espírito Santo (Sindacse).
A Portaria número 1.717, de 12 de junho de 2018, publicada na semana passada, tem por objetivo descredenciar equipes de Estratégia de Saúde da Família que não cumpriram com o prazo de entrega de dados, conforme determina a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
“Graças aos nossos servidores, que são capacitados para esse trabalho, e empenho dos nossos coordenadores e de toda a equipe da Saúde, conseguimos manter esses recursos e todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família trabalhando e cobrindo 100% do nosso município. Tudo graças ao apoio do prefeito Cacau Lorenzoni, que não mede esforços para investir e manter um atendimento de qualidade para a população de Marechal”, frisou o secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello.
É importante ressaltar que este é um recurso mensal considerável para manter as ESFs e as unidades de saúde funcionando plenamente. Segundo a Portaria publicada no site do Ministério da Saúde, 118 equipes de ESFs, de 26 municípios capixabas, foram descredenciadas.
(Texto e foto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações da Secretaria Municipal de Saúde)